DSC_0399

Nos dias 20 e 21 de outubro de 2023 foi promovido o Workshop Internacional em Biotecnologia na Saúde: Caminhos para a Inovação. A realização é do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Pesquisa e Desenvolvimento (Biotecnologia Médica) da Faculdade de Medicina da Unesp (FMB) - câmpus Botucatu. O evento aconteceu no Parque Tecnológico Botucatu.

 

Foram 327 participantes, sendo 10 do exterior, além de congressistas de 13 Estados diferentes do país. A participação no evento foi alta, principalmente devido a transmissão ao vivo pelo canal do youtube oficial da FMB, possível graças a equipe da Profa Associada Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira, também coordenadora do NEAD.

 

Durante a pandemia as transmissões de eventos pelo youtube ganharam grande espaço e visibilidade. Assim, com a expertise acumulada nos últimos anos pela nossa equipe, foi possível atingir, por intermédio do canal institucional, um público disperso por todo Brasil e do exterior”, diz Ana Silvia 

 

A abertura contou com a exibição de um vídeo institucional da Profa Titular Maysa Furlan, vice-reitora da Unesp, que saudou o evento, os discentes, todos os participantes e palestrantes desejando um excelente workshop a todos.

 

Na sequência, a Profa Associada Rejane Maria Tommasini Grotto, coordenadora do PPG em Pesquisa e Desenvolvimento (Biotecnologia Médica) e docente da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA) - Câmpus Botucatu , realizou a abertura oficial do evento agradecendo às autoridades presentes, aos patrocinadores e dando as boas-vindas aos congressistas. 

É importante realizarmos grandes eventos em parceria com instituições públicas e o setor produtivo na tentativa de agregar discentes das diferentes unidades da Unesp na disseminação e conhecimento da ciência realizada dentro da academia e aproximar a universidade do setor produtivo. A intenção deste evento foi esta: trazer ciência, tecnologia e inovação à discussão”, afirma a professora Rejane sobre o evento.

 

Estiveram presentes na abertura do evento: Mario Florindo de Camargo, representando o Prefeito Mário Eduardo Pardini Affonseca;  o vereador Luiz Aurélio Pagani, pela Câmara Municipal De Botucatu; a professora titular Célia Nogueira, representando a Pró-reitoria de Pós-Graduação da Unesp; o professor associado Luiz Fernando Rolim, diretor do Instituto de Biociências da Unesp (IBB) - Câmpus Botucatu e presidente do Grupo Administrativo do Câmpus de Botucatu (GAC); o professor associado Pedro Arruda Lourenção, vice-diretor da FMB/Unesp; o professor associado Caio Carbonari, vice-diretor da FCA/Unesp; a professora titular Ana Liz Garcia Alves, representando a diretoria da FMVZ; Alessandro Mondelli, representando a superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB); Daniel da Cruz Lopes, diretor executivo do Parque Tecnológico Botucatu; a professora associada Sônia Moriguchi, presidente da Comissão Organizadora do Workshop, além dos discentes Eduardo Tinóis da Silva e Bernadete Rossi Barbosa Fantin, representando a Comissão Organizadora do evento.

 

O workshop trouxe palestras nacionais e internacionais, mesas redondas de conexão academia-empresas e, ainda, experiências de pesquisas desenvolvidas no PPG de Pesquisa e Desenvolvimento (Biotecnologia Médica) da FMB. 

 

O evento propiciou a troca de conhecimento e experiências, criou conexões entre a academia e empresas, permitiu iniciar parcerias internacionais e possibilidades de intercâmbio profissional e de formação”, comenta professora Sônia Moriguchi.

 

Além disso, o Workshop contou com apresentação de trabalhos na forma de temas livres e pôsteres com premiação para os três primeiros trabalhos nas duas categorias.

 

“Gostaria de parabenizar o Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Desenvolvimento (Biotecnologia Médica) pelo Workshop Internacional em Biotecnologia na Saúde: Caminhos para a Inovação. O evento contou com a participação de um público heterogêneo que envolveu estudantes, profissionais e interessados em conhecer mais sobre o tema. Durante dois dias estivemos imersos em discussões sobre inovações tecnológicas em biotecnologia onde pudemos ouvir palestrantes nacionais e internacionais que desenvolvem pesquisas relacionadas ao tema, bem como conhecer a contribuição das pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelos docentes do programa e seus orientados. Como doutoranda do Programa posso afirmar que foi uma experiência ímpar que proporcionou uma visão clara da relevância da Biotecnologia no contexto científico-tecnológico do Brasil bem como suas possíveis áreas de aplicação”, avalia a discente Bernadete Fantin.

 

O evento também deixou uma importante conexão com o ecossistema de inovação do município, apresentando propostas de continuidade de interação entre o PPG e o Parque Tecnológico Botucatu.

 

Para o diretor do Parque Tecnológico Botucatu, Daniel Lopes, é de grande importância fomentar o conhecimento científico e as possibilidades de interlocução com o setor produtivo. “Certamente, esse foi o primeiro passo para que o Parque Tecnológico e a FMB possam desenvolver novas ações conjuntas para os anos seguintes”, pondera Daniel.

 

Enfim, o evento foi uma conexão importante para o PPG em Pesquisa e Desenvolvimento (Biotecnologia Médica) tanto com discentes interessados em biotecnologia, docentes, pesquisadores e representantes do setor produtivo, marcando o início de muitas atividades em colaboração.

 


parquetecbotucatu