Botucatu

A Incubadora de Empresas Botucatu foi criada em 28 de novembro de 1997, resultado de uma ação conjunta entre o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - regional Botucatu), Sebrae e Prefeitura de Botucatu. Ela busca estratégias para aumentar a taxa de sobrevivência das microempresas nascentes, fornecer oportunidades, desenvolvimento rápido e de forma estruturada aos novos empreendedores, promover a geração de produtos e processos inovadores, além de aproximar e interagir com as Universidades e Escolas Técnicas em busca de novos conhecimentos e parcerias.

A Incubadora está estabelecida em prédio próprio (1.200 m2) e possui dez espaços de 80 m2/cada. Também fornece, para as empresas incubadas, serviços de secretaria com telefone, fax, internet, sanitários, refeitório e sala de reuniões. Em 2005, a Incubadora de Botucatu foi reconhecida pela Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) com o prêmio Incubadora do Ano, considerada como Melhor Programa de Incubação de Empreendimentos Inovadores Orientados para o Desenvolvimento Local e Setorial do País.

Com a finalidade de apoiar novos negócios, o Parque Tecnológico Botucatu instituiu o Programa Incubadora de Empresas – INCUBE, que objetiva a coordenação de incubadoras de empresas focadas em ações empreendedoras e na inovação. O Programa coordena infraestrutura para o funcionamento e um conjunto de suportes operacionais, administrativos, estratégicos, tecnológicos e de gestão, para os empreendimentos incubados.

O INCUBE atua como elemento indutor do Empreendedorismo Inovador, coordenando ambientes de Inovação, responsável pela interação entre o Parque Tecnológico Botucatu e ações empreendedoras relacionadas.

As Incubadoras do INCUBE tem como filosofia o uso racional de infraestrutura econômica, científica e tecnológica, por meio do uso compartilhado de recursos, fato que proporciona elementos básicos à viabilização, operacionalização e desenvolvimento de novas empresas, produtos e serviços com vistas ao desenvolvimento local, regional.

Para participar do Programa de Incubação – INCUBE, ver documentos relacionados abaixo: