Cluster são aglomerados de empresas e instituições de vários portes e características, de uma mesma área ou segmento de negócio, geograficamente concentradas, onde os atores se relacionam e interagem por meio de elementos comuns e complementares, visando ganhos de eficiência e maior competitividade. O Parque Tecnológico Botucatu apoia três clusters:


O cluster BIOTec Botucatu é constituído por empresas e instituições que atuam na área de Bioprocessos e Biotecnologia. Tem representatividade destacada no ecossistema de inovação local, sendo base para criação da Incubadora Prospecta e do Parque Tecnológico Botucatu. As empresas e instituições que integram o cluster BIOTec.

 

 


    

 

     

 

     

 

     

 

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




O Cluster de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC Botucatu, tem como objetivo estimular o desenvolvimento das empresas de TIC, de forma a possibilitar que atuem em conjunto por meio de desenvolvendo de ações que proporcionem o aperfeiçoamento conjunto do setor, visando a interação com o ecossistema empreendedor e inovador de Botucatu e região.


 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Botucatu conta com nove empresas da cadeia aeroespacial. A “empresa-âncora” é a Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica. Em sua maioria, atuam na área de serviços, indústria e manufatura. Os principais objetivos deste Cluster são: participar de feiras nacionais e internacionais, missões comerciais e rodadas de negócios; formar consórcios e programas com foco na internacionalização; promover capacitações e estimular a obtenção de certificações.