Cadu_startup Prospecta

Uma nova startup do setor de biotecnologia acaba de assinar contrato com o Parque Tecnológico Botucatu para se instalar na Incubadora Prospecta, localizada no câmpus Fazenda Lageado, da Unesp. A empresa Vet Precision, que atua no segmento veterinário, oferece produtos tecnológicos para a realização de análises e diagnósticos personalizados para suporte ao tratamento oncológico de cães e gatos. 

 

A VetPrecision atua como parceira de médicos veterinários na realização de análises de amostras tumorais para diagnóstico e posterior indicação de um tratamento personalizado, seja ele quimioterápico, radioterápico ou cirúrgico, além de outras terapias tradicionais. Será o primeiro laboratório brasileiro a desenvolver este tipo de diagnóstico. “O câncer é a doença com maior incidência em cães e gatos, especialmente após o envelhecimento. E esses animais são considerados membros das famílias, por isso é um mercado em constante crescimento. Nosso foco é entender o tipo de câncer, de maneira individualizada, e orientar o veterinário responsável pelo atendimento sobre o tratamento mais recomendado. Fazemos isso analisando as alterações específicas de cada tumor”, explica Carlos Eduardo Fonseca Alves, sócio-proprietário.

 

Está entre os planos da startup conseguir recursos por meio do Pipe (Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em  Pequenas Empresas) para desenvolver vacinas antitumorais. “Vamos inativar as células tumorais para produzir vacinas que irão estimular a produção de anticorpos. Será a segunda etapa do nosso projeto. E no futuro, ainda queremos realizar nossos diagnósticos personalizados por meio de amostras de sangue, de maneira menos invasiva. Os tumores eliminam vários tipos de marcadores na corrente sanguínea. Isso já é uma realidade nos Estados Unidos”, destaca.

 

Carlos Eduardo ainda comenta que escolheu se instalar na Incubadora Prospecta, pois vê muitas vantagens em poder dispor de uma estrutura física de baixo custo e ainda poder contar com todo suporte necessário para a captação de recursos em órgãos de fomento, por exemplo. “Tem sido muito proveitoso, inclusive pelo fato de ser uma incubadora voltada para o setor da biotecnologia”, afirma.

 

Sobre o VetPrecision


 

O VetPrecision é o primeiro laboratório veterinário no Brasil a trabalhar exclusivamente com a medicina de precisão para uma melhor abordagem diagnóstica, prognóstica ou terapêutica para os pacientes veterinários. A missão do laboratório é, a partir de pesquisas científicas, validar diferentes técnicas que possam ser aplicadas para pacientes oncológicos. O VetPrecision foi criado por médicos veterinários especializados na área de oncologia, e surgiu a partir da necessidade de inovação no tratamento do paciente oncológico.