WhatsApp Image 2022-12-02 at 09.03.24

Boas ideias podem se transformar em projetos inovadores e, consequentemente, dar vida a um novo modelo de negócio. Isso é empreendedorismo.Mas como é possível ter uma mente empreendedora? Quais são as oportunidades do ecossistema de inovação da região de Botucatu? E para quem já tem um negócio, como construir uma marca nos meios digitais?

Esses foram alguns dos enfoques do primeiro dia da 6a Rodada de Empreendedorismo e Inovação promovida pelo Parque Tecnológico Botucatu, em parceria com a Escola de Inovadores do Centro Paula Souza e do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI), nos dias 29 e 30 de novembro. As palestras abordaram os temas: “Posicionamento de marca no digital”, com Vitor Guerra Pereira; “Mapeamento do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação de Botucatu: objetivo e importância”, com a professora Silvia Angélica Domingues de Carvalho, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnologia e Empreendedorismo (INETEC) da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu; e “Mentalidade Empreendedora: para transformar negócios é importante transformar a nossa própria mentalidade", com Caio Casseb.

O objetivo do evento, que volta ao seu formato presencial, foi mostrar aos participantes a grande importância do Empreendedorismo em todos os seus âmbitos. 

Desafio Empreenda Botucatu

O segundo dia de atividades reuniu empresários, pesquisadores e estudantes para uma noite repleta de  conhecimento,  incentivo ao novo e ao disruptivo. Renato Drummond, vencedor da última edição do Desafio Empreenda (2021) foi convidado para apresentar o seu projeto: “Pipa”. A iniciativa visa desenvolver uma plataforma web de estudos que, aliada a Inteligência Artificial (IA), possibilita o desenvolvimento do processo educacional com mais autonomia, motiva os alunos por meio de trilhas de conhecimento com recompensas e otimização dos estudos com correção de exercícios de forma automática. Renato inspira novas pessoas mostrando que, sim, é possível inovar em favor da educação!

Em seguida, buscando estimular as novas ideias, Daniel da Cruz Lopes, diretor executivo do Parque Tecnológico Botucatu, abriu oficialmente as apresentações dos Pitchs de inovação, convidando a professora da Fatec Botucatu e agente de inovação do Centro Paula Souza, Letícia Negrisoli, para apresentar os autores dos projetos.

Ecossistema Geek

Gustavo Eduardo Lourenço Weiss, aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Botucatu, apresentou o primeiro projeto “Shotokawa Comics” (A criação de um ecossistema Geek, conectando culturas), no qual pretende desenvolver uma plataforma digital para ampliar a oportunidade de leitura de quadrinhos, on-line e off-line, de diversas culturas: brasileiros, japoneses, coreanos e chineses. O projeto também prevê aumentar o acesso dos usuários, por meio de assinaturas, a uma biblioteca de quadrinhos.

Tecnologia e Saúde

O segundo projeto, “PsicoVida”, foi apresentado pelo Thiago Pareschi, com a proposta de criar um sistema de informatização para clínicas de psicologia com atendimento on-line que atua de forma segura no acesso a dados de maneira otimizada e agi, com a disponibilização informações dos pacientes de forma protegida. Alguns diferenciais da plataforma são: acesso rápido ao histórico dos pacientes; disponibilidade remota das informações; compartilhamento das informações por diversos profissionais da saúde; eliminação da duplicidade de dados e pedidos de exames, entre outros.

Empreenda a sua vida

Antes do resultado ser divulgado aos participantes, o convidado da noite, Jefferson Vendrametto, conselheiro no CEBRAC e mentor em Gestão - Carreira – Inovação do Parque Tecnológico de Botucatu, ministrou palestra sobre “Empreenda a sua vida”, abordando a sua trajetória e como o empreendedorismo está presente em todas as fases da vida.

Os vencedores!

Após uma noite de muitas experiências e projetos inovadores, teve início o Desafio Empreenda. A disputa entre os participantes foi acirrada, mas Thiago Pareschi, com o projeto “PsicoVida”, foi o vencedor. Ele e o Gustavo Eduardo Lourenço Weiss ganharam seis meses de mentoria do Parque Tecnológico Botucatu para desenvolverem seus projetos. Eles receberão toda a assessoria necessária para transformar suas  ideias em modelos de negócios.

Ao final da noite, Letícia Negrisoli, agente de inovação do Centro Paula Souza, destacou a importância do evento para quem está começando a escrever as primeiras páginas da sua história. “Faz com que os jovens tenham força para empreender quando eles olham todo o ecossistema que nós temos para o empreendedorismo e percebem o quanto esse ecossistema é forte. Eles dão asas para as ideias que eles têm e transformam sonhos em modelos de negócio. É daí que nascem bons frutos!”, afirma.