mundial_-_portal

Unesp ocupa a segunda posição entre as universidades brasileiras de acordo com o Academic Ranking of World Universities (ARWU), publicado pela ShanghaiRanking Consultancy. O resultado representa uma melhora em relação a 2022, quando a Universidade dividiu a terceira posição com outras quatro instituições. No ranking mundial, a Unesp ocupa a faixa entre a 301ª e 400ª colocação.


A melhor universidade brasileira, segundo o ranking chinês, é a USP. No levantamento global, a primeira posição foi da Universidade de Harvard, seguido pela Universidade de Stanford e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), todas as três instituições norte-americanas. O resultado completo do ranking pode ser visto na página do ARWU.

Idealizado pela Shanghai Jiao Tong University, o ARWU é tido como um dos precursores dos rankings universitários, sendo publicado desde 2003. A partir de 2009, o levantamento passou a ser publicado pela ShangaiRanking Consultancy, uma organização chinesa independente de inteligência em educação superior.

O ARWU usa seis indicadores para ranquear mais de 2500 instituições, sendo que apenas mil figuram no ranking. Para cada indicador, a instituição melhor classificada recebe uma pontuação de 100, e as demais notas são calculadas como uma porcentagem da pontuação máxima.

Na edição deste ano, a Unesp apresentou uma melhora no indicador que considera o número de pesquisadores altamente citados segundo a Clarivate, empresa especializada na análise de dados de produção científica e acadêmica, onde a Universidade registrou pontuação de 6,6. Na edição de 2022, a Unesp não pontuou neste indicador.

A Unesp, bem como todas as demais instituições brasileiras, não pontuou em dois indicadores que contemplam servidores que tenham recebido prêmio Nobel ou Medalha Fields. Somados, esses dois indicadores representam 30% da nota total.

A Unesp registrou uma leve melhora na nota do indicador que considera o número de publicações nas revistas Nature e Science (de 4 para 4,1). Por outro lado, a Universidade teve uma queda nos indicadores que avaliam as citações por artigo (de 47,6 para 41,4) e no indicador que avalia o desempenho per-capita dos professores (de 19,9 para 18,1).


parquetecbotucatu