No dia 27 de setembro foi realizado no Sebrae -  Botucatu o primeiro encontro para a elaboração de um Planejamento Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação para Botucatu. Este trabalho é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comciti). Participaram do encontro representantes do Poder Público Municipal, faculdades e universidades, indústria, comércio e serviços. O Diretor Executivo do Parque Tecnológico Antonio Vicente da Silva, a Diretora Científica Maria Inês Pardini e a Assistente Científica Luciana Gomides também participaram do evento.

Com a orientação do consultor Carlos Alberto Leal Rodrigues, foram formados quatro grupos de trabalho que discutiram os seguintes temas: Políticas Públicas, Transformação de Conhecimento em Negócios, Geração e Transferência do Conhecimento e Sensibilização e Envolvimento da Comunidade Local e Regional. As ideias, propostas e objetivos gerais de cada tema foram discutidos por todos os participantes ao final do dia. 

Um segundo encontro foi realizado em 27 de outubro para que propostas idealizadas anteriormente em cada um dos temas fossem consolidadas. Além disto, a segunda rodada teve como objetivo que os participantes discutissem sobre a vocação do município, governança e perperspectivas futuras nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“A implantação de um novo sistema de inovação, com a presença do Parque Tecnológico gerou novas perspectivas para a Cidade. Isso também faz com que o Poder Público e outros atores importantes do Município, como empresas e o setor acadêmico, tomem iniciativa e discutam ações concretas para que Botucatu se desenvolva de maneira produtiva e organizada. Com certeza essa vocação na área de pesquisa e inovação ainda trará muito retorno ao Município, mas temos que nos preparar desde já”, argumenta o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Carlos Costa.

A iniciativa busca identificar as forças e fraquezas, ameaças e oportunidades na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Além de propor ações de curto, médio e longo prazo a serem implementadas no Município, bem como a definição de indicadores que permitam avaliar os resultados alcançados. A previsão é de que o planejamento estratégico seja concluído até dezembro deste ano.

Fonte: Prefeitura Municipal de Botucatu (www.botucatu.sp.gov.br)