Design sem nome (1)

Baseada em inovação, tecnologia e sustentabilidade, RETECER produz cestos organizadores e peças autorais utilizando resíduo têxtil 

Na última sexta-feira, 17, o Parque Tecnológico Botucatu assinou contrato com mais uma empresa que deverá se instalar na Incubadora Botucatu, sob sua gestão.  A RETECER utiliza retalhos de tecidos e outros recursos que seriam descartados como matéria-prima para a produção de peças artesanais exclusivas. A parceria oferecerá a infraestrutura da Incubadora de Empresas e a expertise tecnológica do Parque para a expansão deste novo negócio.

Segundo Fabíola Rosa, idealizadora da marca, a RETECER surgiu a partir da sua primeira empresa, BilaBiloca, que, ao longo de dez anos, acumulou muita sobra de tecido. Inspirada pela possibilidade de empreender com sustentabilidade e utilizar seu resíduo têxtil como matéria-prima, Fabíola teve a ideia de atuar inserida dentro da Economia Circular, utilizando retalhos de tecidos para a produção de caixas e cestos organizadores, lembrancinhas para celebrações, itens de organização e muitas outras peças autorais, minimizando o uso de matérias primas virgens e atuando a favor da economia de água e energia.

Para Fabíola, instalar-se na Incubadora e contar com o apoio do Parque Tecnológico cria uma série de oportunidades de desenvolvimento para a sua empresa. “Por ser um ambiente fértil em inovações e tecnologia, nos permite acesso ao conhecimento e insights valiosos de profissionais experientes. A proximidade com outros empreendedores promove oportunidades de networking e parcerias estratégicas. Além disso, com o nosso crescimento, vimos a necessidade de um local mais adequado à logística de recebimento dos insumos e expedição de nossos produtos, e ainda temos acesso a eventos, com oportunidades de aprendizado e desenvolvimento contínuo”, afirmou. 

A empreendedora compreende como sua empresa atua a favor do desenvolvimento sustentável do setor e identifica como essa parceria com o Parque Tecnológico será positiva para que ela esteja cada vez mais bem posicionada no mercado para enfrentar os desafios de um ambiente empresarial dinâmico: “Ao final dessa jornada, espero ter aumentado a contribuição para causas importantes, como a diminuição de resíduo têxtil em aterros, além da conscientização de nossos clientes e fornecedores de que resíduo não é lixo, e sim um material valioso para a criação de nossas peças. Queremos ter processos de produção mais eficientes e escaláveis, considerando o nosso modelo de negócio, no qual a confecção dos produtos é realizada por uma rede de artesãos”, completou. 

Para Daniel Lopes, diretor executivo do Parque, a entrada de mais uma empresa na Incubadora de Empresas Botucatu é uma evolução promissora: “Para o Parque é uma alegria acolher mais uma empresa que utiliza sustentabilidade e inovação como pilares de produção. Acredito que os  processos de desenvolvimento das empresas podem ser potencializados ainda mais com a infraestrutura presente no Parque, e com a RETECER não será diferente”, finalizou Daniel Lopes.

 

Sobre a incubadora de empresas 

A Incubadora de Empresas Botucatu foi criada com o objetivo de apoiar a atuação de microempresas no mercado, fornecendo infraestrutura e oportunidades de  desenvolvimento aos novos empreendedores por meio  da inovação e tecnologia. Criada em novembro de 1997, a Incubadora de Empresas Botucatu é resultado de uma ação conjunta entre o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - regional Botucatu), Sebrae e Prefeitura de Botucatu. Atualmente, a Incubadora de Empresas Botucatu possui 7 empresas instaladas em 9 salas. 

 


parquetecnologicobotucatuparquetecparquetecnologicainovaçãoempresaincubadorasustentabilidade