whatsapp-image-2023-11-14-at-19.52.37

Quatro carreiras oferecidas pelo Instituto de Biociências (IBB) - Câmpus de Botucatu estão no top 5 entre os cursos oferecidos pela Unesp, segundo o RUF 2023 (Ranking Universitário Folha). Os cursos Ciências Biomédicas (segundo lugar), Ciências Biológicas (terceiro lugar), Nutrição (quinto lugar) e Física (quinto lugar) foram destaques entre as 18 graduações da Unesp.

 

O RUF é uma avaliação realizada pela Folha de São Paulo que ocorre anualmente desde 2012, pausada apenas entre 2020 e 2022. A Unesp alcançou nota 95,38, se mantendo no 6º lugar do ranking, mesma posição de 2019. Entre as carreiras avaliadas, está no top 5 com cursos de todas as grandes áreas do conhecimento: biológicas, exatas e humanidades.

 

A cada ano, são avaliados cursos com mais ingressantes no Brasil oferecidos por universidades, centros universitários e faculdades. Em 2023, foram avaliadas cerca de 2.200 instituições de ensino superior no país, entre elas 203 universidades públicas e privadas, baseadas em cinco indicadores para análise: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. 

 

Ao todo, foram avaliados 18 mil cursos presenciais oferecidos em 40 carreiras. Neste cenário, a Unesp ficou no top 5 em 18 carreiras que ela oferece, entre as quais estão os cursos do IBB.

 

Opinião do diretor - Para Luiz Fernando Rolim, diretor do IBB, é de extrema importância ver essas carreiras pautadas entre as melhores do país no ranking, pois é uma oportunidade de atrair mais estudantes para a Unesp, reforçando o papel educacional da Universidade na sociedade. “Isso, para nós, reafirma a convicção de que estamos muito comprometidos com a formação de pessoas, buscando trazer aos estudantes que nos escolhem todas as perspectivas que a carreira pode oferecer. Isso também é importante para que os nossos estudantes, uma vez aqui sendo formados, possam levar adiante tudo que eles aprenderam no Instituto de Biociências de Botucatu relacionado ao ensino, pesquisa e extensão”, afirma. 

 

Professor Luiz Fernando destaca como essa avaliação de carreira reflete nos cursos do IBB: “De maneira geral, as carreiras de Biomedicina (2a colocada) e Nutrição (5a colocada) ofertadas pelo IB de Botucatu, são únicas na Unesp e ocupam colocações de relevância no ranking das melhores do país. Também temos as carreiras de Biologia (Bacharelado e Licenciatura) e Física - que, no nosso caso, conta com habilitação em física médica. Todas igualmente bem referenciadas em 3o e 5o lugar do Brasil", acrescenta o diretor do IBB.

 

Ciências Biomédicas - Para o coordenador do curso de Ciências Biomédicas do IBB, professor Wellerson Rodrigo Scarano, ver a carreira de Biomedicina da Unesp ocupando o segundo lugar do ranking, ao lado da USP - Universidade de São Paulo, é motivo de orgulho e ao mesmo tempo um estímulo para que a Unesp continue a se aprimorar cada vez mais. “O curso tem passado por diversos momentos históricos e processos de reformulação de extensão universitária. Temos a intenção de realizar uma reestruturação para uma formação mais voltada para as necessidades sociais, com atenção à saúde e a formação de pesquisadores. Ver a carreira de Biomedicina nesse ranking coroa todo um trabalho que vem de todos os segmentos da Unesp, e é motivo de reflexão para que a gente continue em constante aprimoramento, lembrando do passado que nos trouxe até aqui e planejando o futuro de acordo com as necessidades da sociedade, do mercado de trabalho e dessa nova geração que está entrando na universidade”, afirmou.

 

Ciências Biológicas - Já o professor Rodrigo Tavanelli Hernandes, vice-coordenador do curso de Ciências Biológicas do IBB, coloca como diferenciais do IBB os diversos laboratórios e salas de microscopia, que proporcionam ao aluno uma vivência prática extremamente importante para sua formação, além do corpo docente extremamente qualificado. 

 

“Quando nós falamos do diferencial da carreira de Ciências Biológicas do IBB, temos alguns pontos relevantes: em primeiro, destacar a estrutura do nosso instituto. Em segundo lugar, está o Jardim Botânico e as diversas viagens didáticas que permitem ao aluno vivenciar em campo tudo aquilo que é discutido em sala de aula. E em terceiro lugar, as inúmeras possibilidades que os alunos têm de fazer estágios, iniciação científica e projetos de extensão e pesquisa com financiamento externos à Unesp, como da Fapesp e CNPq, que permitem a ele uma vivência importante nos laboratórios, convivendo com alunos de pós-graduação, mestrado e doutorado dos mais diferentes programas que o instituto oferece”, pontuou.

 

Nutrição - Segundo a professora Flávia Queiroga Aranha, coordenadora do curso de Nutrição do IBB, entre os inúmeros diferenciais da Unesp e da carreira de Nutrição, estão as atividades práticas realizadas com o apoio das outras unidades da Unesp com o Câmpus de Botucatu: “Estamos iniciando um projeto pedagógico novo, a ampliação da curricularização de extensão no curso e em trabalhos de conclusão, além de várias atividades de iniciação científica para formar novos nutricionistas”. A professora ainda reafirma a grande responsabilidade de todos os envolvidos neste resultado tão positivo comprovado pelo RUF 2023: “ Um agradecimento a todos os docentes, técnicos administrativos, direção do IBB, aos alunos atuais e aos egressos por escolherem a Unesp e levarem o nosso nome na sua atuação profissional”. 

 

Física Médica - Para o professor Luis Antonio Justulin Junior, coordenador do curso de Física Médica do IBB, diz ser muito gratificante receber esse reconhecimento, considerando a abrangência nacional dessa avaliação e comparações com as melhores Universidades do país. “A carreira de Física Médica do IBB conta com um diferencial importante entre os outros cursos de Física da Unesp, que é a interação entre as áreas de ciências exatas e da saúde, condição que proporciona uma formação transversal para nossos estudantes. Neste sentido, além de utilizar toda a ótima infraestrutura do IB, os alunos da Física Médica também realizam atividades junto ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e essa interação certamente é fundamental para a excelência na formação dos egressos”,  salienta.

 

Além disso, de acordo com Justulin, nos últimos anos vem crescendo a participação dos estudantes do IBB em ações extensionistas, o que, para ele, é condição fundamental para que a Universidade aprimore seu compromisso social. “Cabe ressaltar ainda que o curso de Física Médica é um dos cursos de exatas da Unesp que apresenta menores índices de evasão. Para a nossa alegria, com elevado percentual de empregabilidade, com egressos ocupando posições de destaque na área de Física Médica. Nosso curso completa 20 anos em 2023 e o resultado desse ranking certamente é fruto de muito trabalho realizado ao longo dessa grandiosa trajetória”, finaliza.


 

Ex-aluno - Segundo Felipe Lima Dario, biomédico formado pelo IBB e mestrando do programa de biologia geral e aplicada, a divulgação da Unesp como sexta universidade mais bem avaliada do Brasil com base em um ranking nacional reflete as inúmeras oportunidades fornecidas pela universidade aos alunos: “É muito gratificante ter cursado uma carreira que aparece entre os melhores do país. Ter estudado na Unesp é saber que a minha formação é muito boa e que tudo isso continua agora que eu entrei na pós-graduação, no mesmo lugar, e permaneço fazendo a minha pesquisa e o meu trabalho por lá. Saber que temos a oportunidade de trabalhar em conjunto, fazer uma pesquisa de qualidade e também ter esse reconhecimento do congresso me deixa muito feliz e satisfeito”. 

 

Felipe foi premiado em um Congresso Internacional de Produtos Naturais, o Conference on Natural Products (BCNP) realizado no final de outubro na Universidade Federal da Bahia, em Salvador. 

 

parquetecbotucatu