WhatsApp Image 2023-09-18 at 12.24.12

No último dia 12 de setembro, o Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP/Unesp) recebeu a visita do diretor do Instituto de Inovação em Biotecnologia do SENAI-SP, Carlos Alberto Pereira Coelho.  A visita é uma continuidade das agendas anteriores entre as instituições com o intuito de unir o conhecimento acadêmico e científico da universidade, com a experiência em capacitação e qualificação de mão de obra do SENAI. Além da parte educacional, o Senai pode somar também com a sua expertise PDI utilizando o time de pesquisadores e sua infraestrutura na área de biotecnologia.

Também participaram do encontro Tiago Guerreiro, diretor do SENAI Botucatu; o Assessor da Diretoria Regional do SENAI -SP, Prof. Oswaldo Massambani; a Coordenadora Técnica da Unidade de Biotecnologia do SENAI-SP, Nathália Ramalho Moreira; e a Instrutora e Especialista em Cultivo Celular, Marta Marques Maia. Além da comitiva de São Paulo, esteve presente o diretor executivo do Parque Tecnológico Botucatu, Daniel da Cruz Lopes e a diretora titular do Ciesp – regional Botucatu, Patrícia Dias. A equipe foi recebida pelos pesquisadores Prof. Benedito Barraviera e Prof. Celso Pereira Caricati.

“A Unesp está contratando pesquisadores e técnicos com expertise no desenvolvimento e na produção de amostras validadas de anticorpos monoclonais. A parceria com o SENAI será estratégica, pois poderemos utilizar dos conhecimentos desta respeitável instituição para capacitar imediatamente os nossos futuros colaboradores da Fábrica-Escola”, comentou Barraviera.

Durante a visita ao CEVAP, a comitiva do SENAI pode conhecer o projeto do Centro de Ciência Translacional e Desenvolvimento de Biofármacos, um dos Centros de Ciências para o Desenvolvimento do Estado de São Paulo apoiado pela FAPESP, com sede na Fazenda Lageado, campus da Unesp de Botucatu. Os convidados ainda realizaram uma visita técnica na Fábrica-Escola de Amostras de Biofármacos para Pesquisa Clínica, que já está em sua fase final de construção.

“O SENAI-SP se encontra inserido no contexto industrial, tem uma ampla experiência na formação de profissionais qualificados, além de promover e possuir uma excelente infraestrutura tecnológica no seus Institutos de Inovação. A Unesp Botucatu tem uma reconhecida excelência acadêmica e científica, com destaque para as áreas de saúde humana e animal, agronomia e meio ambiente. A união dessas competências pode resultar em projetos inovadores e de alto impacto para o desenvolvimento da biotecnologia nacional”, afirmou Carlos Alberto Pereira Coelho.

No período da tarde a comitiva foi recebida no Parque Tecnológico Botucatu, onde conversaram com alguns empresários e discutiram ações futuras, além das potencialidades para o setor de Biotecnologia já existente, envolvendo empresas do Parque, Incubadoras e os atores de fazem parte do Arranjo Produtivo Local.

 “O ecossistema de nosso município tem muita importância no cenário do Estado de São Paulo. Essa aproximação, entre Universidade, Parque Tecnológico, CIESP e SENAI é fundamental, pois buscamos a união de forças e de conhecimento para o desenvolvimento do setor produtivo, através da qualificação e desenvolvimento científico proporcionada pela universidade, bem como da capacidade de absorção e do potencial de inovação que o segmento industrial tem a oferecer. O que estamos buscando nada mais é do que o desenvolvimento em conjunto dos diversos atores que fazem parte desse ecossistema produtivo e de inovação”, afirmou Daniel Lopes.

“Ainda temos muito a evoluir em vários sentidos. Agradeço a Patrícia Dias, ao Tiago Guerreiro, ao Prof. Benedito Barraviera e ao Prof. Rui Seabra, nosso Diretor Científico do Parque Tecnológico, por toda sinergia e todo o comprometimento, pois essa união de forças, certamente, proporcionará o desenvolvimento futuro e em grande escala de nossa região” finalizou o Diretor do Parque.


parquetecbotucatu