WhatsApp Image 2022-12-12 at 09.04.48

No início de dezembro, o Secretário de Pesquisa e Formação Científica Marcelo Marcos Morales, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) recebeu da Universidade Estadual Paulista (Unesp) uma maquete em 3D do Centro Nacional de Biofármacos e Biomoléculas MCTI/UNESP, que fará lotes-piloto de biofármacos. Rui Seabra, Diretor Científico do Parque Tecnológico e diretor do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap) da UNESP em Botucatu, esteve presente no evento, juntamente com o Professor Benedito Barravieira, e participaram da cerimônia de entrega, realizada durante a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília (DF).

 

A fábrica, inédita na América Latina, será responsável pela produção de lotes-piloto para a fabricação de biofármacos dentro das Boas Práticas de Fabricação e Laboratorial (Good manufacturing practice). Isso significa que a unidade terá capacidade de produzir amostras para pesquisa e que poderão ser utilizadas para testes clínicos em humanos.

 

Entre os novos medicamentos que poderão ser produzidos estão os Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA), que são usados, por exemplo, na produção de vacinas.

 

A construção do Centro, localizado em Botucatu (SP), se iniciou em fevereiro deste ano e tem previsão de ser entregue no final de 2023. O espaço terá 1.470 metros quadrados e abrigará laboratórios de pesquisa e espaço de trabalho colaborativo ou cooperativo (coworking), para hospedar startups de biotecnologia. O prédio terá ainda alas fabril e de controle de qualidade. O ambiente do Centro visa atender as normativas das agências reguladoras, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com a finalidade de produzir medicamentos biológicos para realizar ensaios pré-clínicos e clínicos validados.

 

Para Rui, o Brasil tem encontrado grandes desafios na geração de tecnologia, refletindo na dependência internacional, principalmente na área da Saúde. “O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações tem investido sistematicamente em áreas estratégicas para o país, seja com o aporte de recursos financeiros, ou mesmo, a partir da formação de grandes redes de trabalho, envolvendo nossos pesquisadores. Este projeto nasce diante deste paradigma, mostrando seu caráter singular e inovador”, afirmou Seabra. 

 

Até o momento, de acordo com a UNESP, o Ministério da Saúde investiu cerca de R$ 13 milhões na construção e aquisição de equipamentos. O empreendimento também conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Em março deste ano, o MCTI assinou com a UNESP um protocolo de intenções para apoiar a estruturação do Centro.

 

O Diretor do Parque Tecnológico Botucatu, Daniel Lopes, esteve no evento para visitar a feira e o estande do CEVAP, onde atraiu milhares de pessoas com a exposição de animais e local de entretenimento para os visitantes. Daniel Lopes ressalta a importância que o município assume com a participação na Feira: “Com certeza a participação de Botucatu, destaca cada vez mais o quanto o município vem contribuindo com o desenvolvimento e a inovação no cenário nacional de Biotecnologia”, finaliza.

 

 

Crédito das fotos: Follia Comunica