Rui nos EUA (5)

O diretor científico do Parque Tecnológico Botucatu, professor Rui Seabra Ferreira Júnior, esteve nos Estados Unidos recentemente, onde realizou visitas técnicas em diferentes centros de pesquisa e inovação. Seabra ainda participou de eventos científicos para atualização de conhecimentos sobre o setor farmacêutico.

 

O pesquisador, que também é coordenador executivo do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap) da Unesp - Câmpus Botucatu - onde está em construção uma CDMO (Fábrica-Escola de Amostras de Biofármacos para Pesquisa Clínica) - esteve, por exemplo, na CDMO Thermo-Fisher Carlsbad Manufacturing, em San Diego. Além disso, conheceu o centro de pesquisa Muotri Lab no Sanford Consortium - Universidade de Califórnia -  liderado pelo pesquisador brasileiro Alysson Muotri; o Altman Clinical & Translational Institute, ACTRI, UC San Diego Health, todos localizados em San Diego, na Califórnia.

 

Seabra ainda esteve na Parenteral Drug Association (PDA), que é o principal fornecedor global de ciência, tecnologia e informações regulatórias. Ele se reuniu com o CEO e presidente da companhia, Glenn Wright. “O PDA cria consciência e compreensão de questões importantes enfrentadas pela comunidade farmacêutica e biofarmacêutica e oferece educação relevante e de alta qualidade para a indústria”, explica o diretor científico do Parque Tecnológico Botucatu.

 

Ele ainda participou da Semana PDA 2024 - Reunião Anual PDA 2024 e Workshop de Parceria PDA CDMO 2024 com a apresentação do pôster: "From academic studies to validate products - bridging the Dead Valley", realizada de 25 a 29 de março de 2024, em Long Beach - Los Angeles, Califórnia, EUA. Em 24 de março, ele participou da Reunião do Conselho de Capítulos PDA 2024 e da Cerimônia e Jantar de Premiação PDA 2024.

 

“Foi inestimável a nossa visita a grandes centros de pesquisa. Também foi muito importante a oportunidade de participar do PDA Week 2024 - PDA Annual Meeting e no 2024 PDA CDMO Partnership Workshop para entendermos como é o sistema que envolve a terceirização de etapas fabris e desenvolvimento farmacêutico nos Estados Unidos. Aproveitamos a oportunidade também para buscar oportunidades para nosso Parque tecnológico, já que San Diego, na Califórnia, é conhecido como o Vale do Silício da Biotecnologia”, destaca Seabra.  “Agradeço todo o apoio da PDA Chapter Brazil,  em nome de seu presidente Luis Fernando Wenzel; ao Center for Translational Science and Biopharmaceuticals Development da Fapesp e a Unesp por permitirem que esta experiência fosse possível”, conclui.