caffeanprotec

O Parque Tecnológico Botucatu, associado à Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) esteve representado pelo seu diretor-executivo, Carlos Alberto Costa, no tradicional Café da Manhã “Anprotec & Parceiros”, realizado nesta quinta-feira (7), em Brasília.

Na oportunidade, o presidente da Anprotec, Jorge Audy, fez um balanço positivo de sua Gestão (2016-2017), com destaque às principais ações desenvolvidas ao longo dos últimos dois anos. Além da implantação do novo Planejamento Estratégico da Associação a partir de janeiro de 2018. Destacou, também, que é necessário promover novas iniciativas e estratégias, no momento em que se inicia um novo ciclo de gestão pela nova diretoria, eleita na Assembleia de outubro.

“Nós temos uma situação, hoje, bastante estável, do ponto de vista de estrutura, inclusive de equipe, que é extremamente qualificada e preparada para o próximo período de crescimento a partir do ano que vem. Isso é o que a gente espera que aconteça com o Brasil e com toda a economia nos próximos anos”, enfatiza Audy.

Dentre os parceiros do Sistema Nacional de Inovação presentes no Café da Manhã Anprotec & Parceiros, estavam o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Álvaro Prata; o secretário de Inovação do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Vinicius de Souza; Heloísa Menezes, diretora técnica do Sebrae; o deputado Otávio Leite, novo membro do Conselho Consultivo da Anprotec; e Rafael Lucchesi, diretor de Educação e Tecnologia da CNI, diretor geral do Senai e também membro do Conselho Consultivo da Anprotec.

Para finalizar o Café da Manhã, José Alberto Sampaio Aranha, presidente eleito da entidade, apresentou um plano de atuação para início em 2018. De acordo com ele, a gestão será plural, muito voltada aos associados e à sustentabilidade da Associação. “Para abranger essa pluralidade, teremos a colaboração da Câmara da Sociedade, do Grupo de Sofia, representado pela sabedoria dos ex-presidentes da Anprotec, e dos Líderes Temáticos”, explica

Assembleia Geral Extraordinária

Após o Café da Manhã foi realizada a 13ª Assembleia Geral Extraordinária da Anprotec. Entre os itens da pauta estiveram a movimentação de associados; apresentação dos resultados de ações e projetos de 2017; apresentação da prestação de contas de 2017; apreciação do Plano de Ação Anual e Proposta Orçamentária para 2018; aprovação do reajuste da anuidade para 2018; e deliberações de assuntos de interesse da Anprotec.

Diretoria Anprotec (gestão 2018-2019):

José Alberto S. Aranha: Presidente
É Vice-presidente da ANPROTEC e relações institucionais da PUC-Rio. Foi fundador e diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio, diretor da Rede de Tecnologia do RJ, membro do Conselho do: Instituto Endeavor, Instituto Educacional B3 e BRAIN Ventures. É Engenheiro Químico pela UFRRJ e pós-graduado em Administração pelo IAG PUC-Rio, Comércio Exterior pelo CECEX RJ e empreendedorismo na Nova Southeastern University (Fort Lauderdale) – FL- USA.

Francisco Saboya Albuquerque Neto: Vice-presidente
Graduado em Ciências Econômicas e mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. É Diretor-Presidente do Porto Digital, considerado um dos mais destacados ambientes de inovação do país. É diretor da ANPROTEC e presidente da Divisão Latinoamericana da IASP. Também é coordenador nacional da Câmara de Tecnologia da Informação da CNC. É professor da Faculdade de Ciências da Administração da UEPe.

Daniel Leipnitz: Diretor de Novos Ambientes de Inovação
Presidente da ACATE entidade que tem várias unidades que representam os novos centros de empreendedorismo e inovação. Conselheiro da FAPESC e Diretor de Tecnologia da ADVB/SC. É administrador pela UDESC / ESAG e tem MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e mestrado em administração de empresas pela UDESC / ESAG.

Emília Rosângela Pires da Silva Franco: Diretora de administração e finanças
É Presidente da Rede Goiana de Inovação e ocupa o cargo de Gerente do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG / CEI. Foi Secretária Financeira e membro do Conselho Fiscal da Rede Goiana de Inovação. É Administradora de Empresas pela Universidade Salgado de Oliveira e pós-graduada em Gestão pela UFG onde fez o curso de Gestão Financeira.

Gabriela C. Ferreira: Diretora Técnica
Doutora em Administração pela UFRGS, Mestre em Economia Rural pela UFRGS e Engenheira Agrônoma pela UFRGS. É Diretora de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS no TECNOPUC. Foi fundadora da Rede INOVAPUCRS, que recebeu o Prêmio FINEP de INOVAÇÃO. É professora titular e pesquisadora da Escola de Negócios da PUCRS e avaliadora Ad Hoc de diversos periódicos da área de gestão.

Gisa Bassalo: Diretora de Redes e Associados
Profa do ITEC/UFPA. É arquiteta e urbanista, mestrado Ciência da Computação e doutorado em Engenharia de Produção. Foi Diretora da Rede Amazônica de Incubadoras de Empresas – RAMI, Diretora de Inovação Tecnológica da SECTI / PA, Diretora da Agência de Inovação, coordenadora do Programa de Incubação PIEBT da UFPA e Coordenadora Técnica da Implantação do Parque do Guamá. Foi Diretora-executiva do Núcleo Software do Pará – PARASOFT.

Mariana de Oliveira Santos: Diretora de Relações Internacionais
Economista e Especialista em Contabilidade Governamental FACE/UFMG; Mestre em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia da UFMG e Doutoranda do Programa de Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica da UFMG. Gestora Executiva do BH-TEC. Possui experiência de internacionalização com a participação em eventos e missões técnicas internacionais, construção de memorandos de entendimento e acordos de cooperação.

Renato Valente: Diretor de Empresas
É Country Manager do programa global de inovação aberta da Telefónica, com investimento em startups com seus fundos Wayra, Telefonica Ventures e Amérigo. Trabalhou em empresas como IBM e TAM. É investidor anjo da Anjos do Brasil e fundou a Ocapi onde liderou o processo de venda da empresa. Formado em Administração de Empresas (FAAP), com especializações em Venture Capital (Berkeley – CA), gestão de negócios (IESE Barcelona) e MBA (Insper).