Em 2016, o maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina, realizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Sebrae, será realizado entre os dias 17 e 20 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará em Fortaleza (CE).  

O tema da Conferência este ano é “Novos mecanismos e espaços de geração de empreendimentos inovadores”. A Conferência abordará de que maneira as formas de apoio ao empreendedorismo e à inovação vêm evoluindo para acompanhar as demandas crescentes e diferenciadas da sociedade e dos empreendedores, de modo a alavancar a geração sistemática e o crescimento acelerado de novos empreendimentos, contribuindo efetivamente para a consolidação do ecossistema de inovação brasileiro.

A chamada deste ano é para de trabalhos que discutam a identidade e a função dos mecanismos e espaços de geração de novos empreendimentos, com o intuito de identificar tendências, conhecer boas práticas, trocar experiências e apontar caminhos que levem ao fortalecimento do empreendedorismo inovador, no Brasil e no mundo.

A empresa Assobio Soluções Socioambientais, incubada na Prospecta Incubadora Tecnológica de Botucatu (SP) teve seu artigo “Negócios sociais como estratégia para solucionar problemas globais” selecionado para apresentação na Conferência.  O trabalho a ser apresentado pelas sócias Geysa Borini e Marina Andrade tem como objetivo demonstrar o conceito de um Negócio Social, uma maneira inteligente e inovadora de pensar o mundo dos negócios, equilibrando o Business, o Social o Meio Ambiente, de forma a respeitar a vida. A Assobio Soluções Socioambientais é o primeiro Negócio Social do mundo no setor de reflorestamento de espécies nativas. Além do conceito de sustentabilidade e minimização do impacto ambiental, inerente a seus serviços e projetos, criou um modelo de negócio que traz, junto ao seu crescimento, o desenvolvimento social diferenciado, pois prioriza o caráter social em sua atuação.

Ao longo de um ano e meio de existência a Assobio foi selecionada para participar do processo de aceleração de empresas da Yunus Social Business Brasil, visando a consolidação do seu modelo de negócio como um Negócio Social. Posteriormente foi escolhida para receber investimentos do Fundo Global do Yunus, em 2016. Com esse investimento a Assobio irá, em breve, estabelecer-se no Parque Tecnológico Botucatu, onde será implementará o Centro de Referência e Multiplicação do Conhecimento em Florestas Nativas. O Centro possibilitará a produção de mudas nativas em conjunto com um programa de inclusão social, a realização de cursos de capacitação para diferentes agentes da cadeia de reflorestamento e de atividades de educação socioambiental para crianças e jovens. Além disso, a empresa pretende realizar parcerias para pesquisas relacionadas a florestas nativas com docentes da Unesp Botucatu e organizar eventos sobre Negócios Sociais.

A Yunus Social Business Brasil é a unidade brasileira ligada à empresa global Yunus Social Business Global Initiatives, fundada por Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006 e idealizador do conceito de Negócios Sociais no mundo.

Texto: Isabelle Soler