ciencia translacional

Por meio de uma iniciativa inédita com a participação da Unesp, da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), será oferecida, para os alunos de graduação, a disciplina optativa em “Ciência Translacional”. Serão disponibilizadas somente 30 vagas (10 para cada universidade).  

 

Os alunos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp - Câmpus Botucatu poderão se inscrever  dia 29 de janeiro de 2024, on-line,  pelo Sistema de Graduação (Sisgrad). Já dia 2 de fevereiro de 2024, das  8h às 11 horas, será a vez dos alunos das demais Unidades da Unesp que poderão se inscrever como “aluno especial”, mediante preenchimento de formulário disponível no site da FMVZ e depois enviar o documento por e-mail para:  [email protected]

 

O formulário está acessível em:https://www.fmvz.unesp.br/Home/ensino/graduacao/microsoft-word---inscricao-aluno-especial.pdf

 

O público-alvo será apenas os alunos que estejam matriculados em qualquer curso de graduação de uma destas três universidades. As aulas serão remotas, no formato síncrono e terão visitas presenciais aos câmpus da Unesp de Botucatu, USP em São Paulo, Unicamp em Campinas, e no Instituto Butantan. Prevê-se também, desde que se consiga recursos financeiros para tal, uma visita ao câmpus da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Alguns dos pesquisadores de Oxford, que desenvolveram a vacina contra a Covid-19, fazem parte do corpo de docentes que participarão desta capacitação.

 

Segundo o professor Benedito Barraviera, um dos fundadores do Centro de Estudos e Venenos de Animais Peçonhentos (Cevap) da Unesp, e um dos coordenadores do curso, em um primeiro momento será oferecida apenas uma Disciplina optativa visando “descobrir talentos” e avaliar o interesse dos alunos para o tema proposto. “Em caso de sucesso, o projeto evoluirá no futuro para uma “Habilitação em Ciência Translacional”, que deverá ter pelo menos um ano de duração e será oferecida aos alunos da graduação já matriculados em quaisquer cursos, das três universidades coirmãs (Unesp, USP e Unicamp)”, explica.

 

O processo para criar essa disciplina foi iniciado em agosto de 2023, com representantes das quatro universidades já citadas. Após o currículo acadêmico ser acordado, cada uma das universidades envolvidas o submeteu aos seus respectivos colegiados superiores. Na Unesp, a protagonista do projeto foi a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), do Câmpus de Botucatu, em parceria com os pesquisadores do Cevap.  Qualquer aluno de graduação da Unesp poderá se candidatar às 10 vagas oferecidas.

 

“Há mais de 10 anos venho batendo na porta de diferentes instituições com a ideia de introduzir uma disciplina extra na graduação sobre Ciência Translacional. A maioria dos pesquisadores, no Brasil e no mundo, entram em um projeto por oportunidade. São treinados, pela indústria ou pela academia naquele protocolo específico, mas não sabem o que aconteceu antes, como se chegou até ali, nem o que vai acontecer depois. E é este profissional que precisamos treinar para que eles estejam preparados para responderem às próximas epidemias e pandemias, mas também para cuidar das nossas doenças endêmicas, que matam tanto”, salienta a professora Drª Sue Ann Costa Clemens, professora titular de Saúde Global e Desenvolvimento Clínico da Universidade de Oxford.

 

Sobre a Ciência Translacional

A ciência translacional é a disciplina do conhecimento científico que visa converter os resultados das pesquisas em produtos ou processos que beneficiem os seres humanos. No jargão acadêmico internacional é conhecido como "from bench to bedside”, ou seja, da bancada ao paciente. Os objetivos deste projeto serão os de atuar na graduação das três universidades paulistas (Unesp, USP e Unicamp), em parceria com a Universidade de Oxford (UK), oferecendo a Disciplina em “Ciência Translacional” voltada para os alunos da graduação das áreas da saúde, biológicas, agrárias, exatas e engenharias.

 

Para mais informações: [email protected] ou [email protected]

 

Telefones Cevap/Unesp: (14) 3880-7108 (whatsapp)/ (14) 3880-7364