Parque Tecnológico (1)

Trabalho em conjunto com a empresa Emerge visa promover ações em prol da ciência, capacitação e conexão de startups com demandas do mercado.


No início de 2024, o Parque Tecnológico firmou uma nova parceria com a EMERGE Brasil, empresa de consultoria de inovação, que atua com foco em inovações de alta densidade tecnológica, conhecidas como Deep Tech. A parceria tem como objetivo principal o fortalecimento do campo de atuação tecnológico de empresas através de ações de compartilhamento de conteúdo e oportunidades de transferência de tecnologia e conhecimento entre deep techs, academia e empresas. 
 

A parceria com a EMERGE Brasil resultará em ações em prol da disseminação de informações e conhecimentos aplicados à tecnologia por meio de webinar e outras atividades práticas programadas para 2024, assim como a divulgação de oportunidades de prospecção tecnológica para startups no Parque Tecnológico Botucatu. 
 

Para Douglas Veronez, gerente de projetos na Emerge, a parceria com o Parque Tecnológico Botucatu é um caminho assertivo para levar as soluções da Emerge para diversas startups. “Nosso objetivo de levar ciência da bancada até o mercado se concretiza através de projetos com empresas, centros de pesquisa e startups e neste sentido é muito importante o contato com o Parque Tecnológico de Botucatu, tanto para identificarmos desafios que podem ser resolvidos a partir da produção científica brasileira, como também para mapear tecnologias, soluções e competências para os desafios das chamadas de inovação aberta focados em soluções deep techs que abrimos com grandes corporações”, afirma. 
 

Ao longo da parceria entre a EMERGE e Parque Tecnológico, o trabalho de análise de dados também terá grande foco, como na coleta de informações dos cientistas e empreendedores já alocados no Parque Tecnológico de Botucatu para o desenvolvimento de inovações científicas e tecnológicas em benefício da comunidade. “As empresas de base tecnológica são importantes para o processo da nova industrialização do Brasil, pois muitas delas surgem a partir de conhecimentos científicos e geram produtos de alto valor agregado. Essas empresas também enfrentam grandes desafios técnicos e de P&D, além dos desafios de mercado comuns aos demais empreendimentos. Parcerias como esta, que fortalecem o ecossistema de inovação, tem potencial de reduzir os riscos envolvidos nestes negócios", completa Douglas Veronez, gerente de projetos na Emerge. 
 


Sobre a EMERGE Brasil 
 

A EMERGE Brasil tem como objetivo simplificar e facilitar a relação de empresas e soluções deep techs através de inovação com base em ciência. Da estratégia à gestão do desenvolvimento de tecnologias, a EMERGE trabalha com análise de territórios tecnológicos, mapeamento de soluções específicas, elaboração da proposta da tecnologia, aceleração de deep techs, capacitações de cientistas para inovar e servidores administrativos que gerem a política de inovação de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT), entre outras frentes.