20231221_144122

Empresa oferece soluções para manter a produtividade florestal mesmo diante das adversidades climáticas

 

O Parque Tecnológico Botucatu acaba de assinar contrato com mais uma startup do agronegócio. A Multi Pro Agroflorestal, fundada em 2024, iniciará duas atividades na área de coworking do Parque.

Idealizada por Jhuan Lucas, doutor em Ciência Florestal, a empresa tem raízes na experiência profissional de seu fundador, especializado em viveiros, silvicultura e ecofisiologia, com foco na cultura do eucalipto. O impulso para a criação da empresa surgiu a partir do seu trabalho de doutorado, no qual caracterizou a resistência à seca de genótipos comerciais. “Essa pesquisa identificou a oportunidade de aplicar as metodologias desenvolvidas no contexto empresarial florestal, visando não apenas seguir a minha paixão, mas também contribuir significativamente para o setor”, explica Jhuan.

Num cenário atual onde mudanças climáticas e diversos fatores impactam a produtividade florestal de maneira adversa, a Multi Pro Agroflorestal surge como solução. A empresa aborda métricas que permitem classificar cada material em relação ao seu comportamento hídrico, além de identificar genótipos resistentes à seca, utilizando tanto atributos clássicos quanto inovadores.

“Compreendemos os desafios futuros e reconhecemos a tendência de aumento na intensidade e frequência de eventos de mortalidade em cenários climáticos por vir. Nesse contexto, queremos ser uma ferramenta essencial para a manutenção e aumento da produtividade florestal. Nos posicionamos como uma aliada indispensável para o enfrentamento dos desafios atuais e futuros no setor florestal”, continua o fundador da Multi Pro Agroflorestal.

 

O diferencial de contar com o apoio do Parque Tecnológico

Para Jhuan, estar no Parque Tecnológico tem sido uma experiência excepcional para a Multi Pro Agroflorestal. “O suporte da equipe, liderada por Daniel e Leonardo, tem sido crucial para a estruturação da empresa. Desde a fase inicial de criação até a divulgação do nosso trabalho, eles nos receberam bem e ofereceram suporte inestimável. Uma das grandes vantagens foi poder contar com o banco de mentores, que tem fornecido apoio valioso em diversas áreas. Com apenas um mês de existência, estamos profundamente gratos por tudo que conseguimos desenvolver em colaboração com a equipe do Parque Tecnológico”, destaca.

 

Os próximos passos

Para o futuro, a empresa possui planos ambiciosos. Localmente, está empenhada em desenvolver uma base especializada de viveiro e silvicultura para a região, contribuindo para a formação de profissionais qualificados.

A curto prazo, a empresa já estabeleceu parcerias significativas, consolidando-se como uma organização enraizada com uma sólida base técnica e científica. Quanto aos planos a médio e longo prazo, eles estão atualmente em fase de confidencialidade, mas em breve serão divulgados.