Sede Rede API no Parque Tec de Sorocaba

O diretor do Parque Tecnológico Botucatu, Daniel Lopes, juntamente com o gerente de Convênios,  Rafael Vizotto  e o assessor de Inovação, Leonardo Curi, participou na última sexta-feira, 15, da inauguração do escritório da Rede de Ambientes Paulista de Inovação (API), em sua sede fiscal, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A Rede API é uma associação que reúne atualmente 29 instituições entre parques e/ou polos tecnológicos, centros de inovação, distritos tecnológicos, incubadoras e aceleradoras de startups. O novo espaço será voltado a atendimentos, reuniões e encontros de seus integrantes.

 

Durante a reunião, na quinta-feira, 15, também foi apresentado um balanço das ações realizadas ao deste ano, além de discussão sobre projetos futuros e anúncios como a aprovação de um projeto de políticas públicas junto à Fapesp, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

 

Sobre a Rede API - Formalizada oficialmente no dia 29 de agosto deste ano, a Rede API tem como objetivo articular e conectar as ações realizadas como estratégia de fortalecimento da política e instrumentos de fomento à inovação operada pelos ambientes, almejando o desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico do Estado de São Paulo e do Brasil.

 

O encontro no Parque Tecnológico de Sorocaba foi o primeiro presencial após o lançamento oficial da Rede API. O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, fez a abertura da reunião, fez um histórico sobre o PTS e destacou o atual momento em que o Parque atravessa, sendo considerado um dos cinco melhores do País e sua vocação voltada às tecnologias 4.0.

 

Explicou que a definição de Parque ser a sede da Rede API, assim como a implantação de um espaço físico, foi feita em conjunto com os demais integrantes, uma vez que o PTS possui localização e uma atuação estratégica junto aos integrantes do ecossistema de inovação. “Tenho dito que a criação da rede é um marco importante para o fortalecimento dos ambientes promotores de inovação no Estado de São Paulo. Os Parques Tecnológicos e outros ambientes têm sido, reconhecidamente, muito relevantes para o desenvolvimento das localidades e regiões em que estão operando. E, a partir da Rede, podemos unir forças e compartilhar experiência e realizar trabalhos e eventos em conjunto”, destacou e completou: “O novo espaço inaugurado nesta sexta-feira irá facilitar a realização de reuniões presenciais de integrantes da Rede.”

 

André Santos, diretor-executivo da  Agência Inova Sorocaba, gestora do PTS, e diretor-administrativo-financeiro da Rede API, fez uma apresentação aos participantes sobre todo o ecossistema do Parque Tecnológico de Sorocaba e sobre projeto e ações implementados assim como as futuras obras de ampliação e projeto de atração de novas empresas, por meio de recursos da ordem de R$ 14,24 milhões, destinados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

 

“Escolha do PTS como sede foi estratégica”

 

Paula Lima, diretora-presidente do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), que realiza a gestão da incubadora de empresas USP-Ipen e dos ambientes de inovação da APTA, fez um balanço positivo sobre a atuação da Rede API ao longo de 2023 e destacou a importância de ter sua sede localizada em Sorocaba. “O ano de 2023 foi intenso, com muito trabalho e colhemos os frutos. Temos um longo caminho pela frente já no próximo ano, mas estamos muito confiantes. Foi estratégico termos escolhido a nossa sede em Sorocaba, no Parque Tecnológico, por conta do movimento que Sorocaba tem criado no ecossistema de inovação; pela proximidade da cidade de São Paulo e também pelos incentivos de políticas públicas que o município oferece às startups e empresas voltadas à tecnologia e inovação”, destacou.

 

A diretora-presidente do Cietec também destacou sobre a aprovação de um projeto de políticas públicas junto à Fapesp, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. “Ontem (quinta-feira) tivemos a felicidade de receber a notícia da aprovação de nosso projeto de políticas públicas. É um projeto que foca na transferência de tecnologia de uma base de dados de uma plataforma, que vai abrigar todos os dados dos ambientes de inovação do Estado de São Paulo”, disse e completou: “Então, a ideia de termos essa plataforma de dados reunidos de uma forma organizada, é justamente para que a gente consiga ter de forma mas clara o cenário do ecossistema de inovação do Estado de São Paulo e a partir daí propor políticas públicas que auxiliem no desenvolvimento econômico, científico, tecnológico, desses ambientes de inovação e, consequentemente, trazer benefício para a sociedade”.

 

“A união de todos esses ambientes de inovação é fundamental para que São Paulo mantenha seu protagonismo na inovação, no desenvolvimento de novas tecnologias e no fomento ao empreendedorismo, promovendo constante crescimento e desenvolvimento econômico”, destacou o diretor-presidente da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), Antônio Álvaro Duarte Oliveira.

 

Ainda durante o encontro, os integrantes da Rede API também realizam uma visita onde puderam conhecer todo o ecossistema do Parque Tecnológico de Sorocaba, entre os quais o Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 (CET 4.0) e o Laboratório de Experimentações em Tecnologias 4.0 (LabX 4.0).