Somera_segundo dia Rodada2

Na segunda noite da 4ª. Rodada de Empreendedorismo e Inovação, promovida pelo Parque Tecnológico Botucatu, a atração ficou por conta do "Talk Show" sobre o tema "Expectativas para os Novos Tempos". Rafael Somera, co-fundador da rede de franquias SoluTudo, mediou uma conversa com Elvis Fusco, Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional da Univem, coordenador do Centro de Inovação Tecnológica de Marília e presidente da Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (Asserti).

 

Melhores trabalhos em banner - Antes do início do bate-papo, foram anunciados os vencedores dos trabalhos que foram apresentados, virtualmente, por meio de banners. Os temas escolhidos pela comissão julgadora foram: 

 

1o colocado - “Ferramenta para banca examinadora online”, trabalho que visa otimizar a apuração dos resultados de avaliações feitas por uma banca examinadora (autor: Rodrigo Augusto Benedicto); 

 

2o colocado - “Metodologia da Construção Interativa”, modelo de ensino em que o indivíduo/aluno é colocado como ator principal da sua jornada, participando ativamente de todos os processos de aprendizagem (autora: Francielly Kayane Tomazini de Oliveira);

 

3o colocado - “Arborização Urbana: políticas ambientais em tempos recentes”, que tem como objetivo revisar as principais bases técnicas e normativas da arborização urbana, particularmente na gestão e conservação ambiental urbana das espécies arbóreas nativas. (autores: Lara Comar Riva, Mario Luiz Teixeira de Moraes, Luiz César Ribas e Demóstenes Ferreira da Silva Filho).

 

EXPECTATIVAS PARA OS NOVOS TEMPOS] - | TALK SHOW |

 

Elvis Fusco, pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional da Univem, coordenador do Centro de Inovação Tecnológica de Marília e presidente da Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (Asserti), destacou, logo no início da sua fala, sobre quais características devem descrever um empreendedor nos dias atuais. "O empreendedor não se torna, necessariamente, um empresário. Empreender é criar um equilíbrio onde há desequilíbrio. É criar soluções para as dores do outro. É uma competência que pode ser desenvolvida", afirmou.

 

“Soluções para as dores do mercado” - Fusco também ponderou que é preciso “empreender no local onde está” e classificou esse processo em duas etapas: 1 - Ter mindset de inovação, ou seja, entender as dores do mercado e propor soluções; 2 - Buscar conhecimento. “Para ser um empreendedor é preciso identificar um público-alvo, entender suas dores, e oferecer soluções para elas”, reforçou o convidado

 

Ele também elencou algumas preocupações que devem fazer parte do dia a dia do empreendedor: definir um público-alvo, pensar na entrega da solução que oferece, refletir sobre a proposta de valor daquele negócio, descobrir se aquilo é inovador e validar aquela ideia no mercado. “O empreendedor pode ter uma visão de futuro, mas a metodologia para o desenvolvimento de um planejamento estratégico mudou. Hoje, é preciso ter um modelo de validação ágil. Temos que nos adequar ao que o mercado precisa”, salientou.

 

Cultura do erro - Outro ponto-chave do Talk Show foi a reflexão proposta sobre a “Cultura do erro”. Para Fusco, “o erro é uma oportunidade de aprendizado”. “Você pode errar 10 vezes, mas deve buscar acertar pelo menos uma”, ponderou.

 

Quem não teve a oportunidade de assistir, ao vivo, o Talk Show, pode acessar o conteúdo completo no canal oficial do Parque Tecnológico Botucatu no YouTube

 

Pitchs e Premiação - Desafio Empreenda Botucatu / Escola de Inovadores 2020. 

 

Hoje, 10, último dia da 4ª Rodada de Empreendedorismo e Inovação está reservado à apresentação (pitchs) e premiação dos projetos mais pontuados participantes do Desafio Empreenda Botucatu / Escola de Inovadores 2020. 

 

O Desafio Empreenda é uma iniciativa do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI), programa do Parque Tecnológico Botucatu, em parceria com a Fatec Botucatu e Agência Inova Paula Souza, com o objetivo de promover o empreendedorismo e a inovação em nossa região. Desde setembro, 20 projetos participam de encontros e oficinas de capacitação para validação de suas ideias de negócios.