No dia 29 de abril, ocorreu na Prefeitura Municipal de Botucatu, a assinatura do segundo contrato do Parque Tecnológico Botucatu, contrato esse de concessão de uso de espaço, celebrado entre a Prefeitura Municipal de Botucatu, Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação e a empresa Omics Biotecnologia Animal; tendo como participantes o Prefeito João Cury, os representantes da empresa Omics, sr. Péricles Hassun Filho, Sócio Presidente, e a veterinária srta. Marina Landim Alvarenga, Sócia e Diretora do laboratório Omics. Estiveram também presentes a Profa. Dra. Fernanda da Cruz Landim (Unesp/FMVZ), o sr. Sérgio Rosa, Gerente Comercial da Omics e o sr. Ubirajara Rodolpho Amorim, empresário agropecuário, proprietário da Fazenda Matão, onde a empresa esteve instalada desde sua fundação. Estiveram também presentes na solenidade os representantes do Parque Tecnológico Botucatu, Antonio Vicente da Silva - Diretor Executivo, Roberto Antonio Colenci - Diretor Administrativo e Financeiro, Maria Inês de Moura Campos Pardini - Diretora Cientifica, José Francisco Soler - Gestor Administrativo e Financeiro, Luciana Gomides - Assistente Cientifica, além de Carlos Alberto Costa - Secretario de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Botucatu.

A empresa é especializada em medicina regenerativa veterinária, e se utiliza de metodologia científica própria de qualidade desenvolvida, comprovada para produção de Concentrado de Células Tronco Mesenquimais (CTMs), destinadas ao tratamento de doenças degenerativas em animais. A equipe Omics é constituída por profissionais altamente qualificados com experiência superior a 30 anos de trabalho nas áreas de: Genética, Cultivo de Células Tronco, Biologia Molecular e Terapêutica Veterinária. A Omics está atualmente localizada na Rodovia Marechal Rondon, km 242, na Fazenda Matão, em Botucatu/SP.

Durante a cerimônia de assinatura do contrato o prefeito João Cury elogiou a iniciativa e destacou a importância do Parque Tecnológico para Botucatu, “Botucatu é uma cidade que gera muito conhecimento, e é um desperdício não ter um espaço para que se possa desenvolver esse conhecimento até que ele vire um negócio, ou, um produto, até que ele possa melhorar efetivamente a vida da sociedade, a forma como a sociedade se relaciona com o próximo, com o ambiente. Então, quer dizer, tudo isso foi pensado com muito cuidado, e hoje é um dia muito especial porque nós estamos vivendo um momento de desafio. O país vai gerar mais riqueza a partir do momento em que ele investir em tecnologia, inovação, infraestrutura, então Botucatu dá um exemplo ao se antecipar, porque usualmente se investe pouco em inovação e empreendedorismo no país, porém o povo brasileiro é inovador, é empreendedor, o que falta é oportunidade. Acredito que aqui nós vamos oferecer oportunidades de sair na frente. O Parque Tecnológico é uma oportunidade pra quem quer empreender, pra quem quer transformar o conhecimento em produto e em negócio. A cidade de Botucatu da uma resposta positiva de como o país pode se reinventar. O Parque Tecnológico está em sintonia com esse momento que estamos vivendo, de investir em coisas que são transformadoras, que geram oportunidades e que agregam valor”.

No momento, a Omics Biotecnologia está preparando obras de alvenaria no Parque Tecnológico Botucatu, ou seja, a adequação do espaço no laboratório para receber os equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades, onde será implementado o Laboratório de Biotecnologia voltada especialmente para a produção de Células Tronco.  

Texto: Isabelle Soler