WhatsApp Image 2022-05-03 at 17.55.12

Na última sexta-feira, 29, foi realizada a cerimônia de posse da Coordenadoria Executiva do CEVAP (Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos) - gestão de 2022 a 2026. Assumiram o comando da unidade os professores associados José Paes de Oliveira Filho e Rui Seabra Ferreira Junior,que é também diretor científico do Parque Tecnológico Botucatu.

 

Participaram da cerimônia o reitor da Unesp, professor titular Pasqual Barreti, e o atual coordenador executivo do CEVAP, Professor Titular Benedito Barraviera. Também estiveram presentes o diretor do Parque Tecnológico, Daniel Lopes, e o diretor administrativo do Parque, Ricardo Hall. O evento aconteceu no anfiteatro da CEVAP, na Fazenda Experimental do Lageado, em Botucatu.

 

Em seu discurso, Rui Seabra falou sobre o trabalho em Unidades Universitárias: “Acreditamos realmente que as Unidades Complementares são os locais ideais para a implantação do empreendedorismo universitário, onde os alunos podem pensar na criação de negócios e empresas durante o período da graduação e da pós-graduação. Apenas nos últimos 3 anos, aprovamos 3 projetos PIPE-FAPESP, na qual foram fundadas startups filhas da UNESP, que hoje encontram-se incubadas no Parque Tecnológico, com a mentoria de Pesquisadores do CEVAP”, acrescentou.

 

Para finalizar seu discurso, o diretor científico do Parque ainda disse: “Para finalizar, gostaria de registrar que nós formamos nossos alunos muitas vezes para o mundo ideal, quando na verdade deveríamos formá-los para o mundo real, e ensiná-los como então a transformar o mundo em ideal. Muito obrigado pela presença de todos, que tão carinhosamente nos prestigiam aqui no dia de hoje”, terminou.

 

Sobre o CEVAP

 

O Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da Unesp (CEVAP) é um Centro Interunidades de Unidade Complementar, prevista no estudo da Universidade, criado pelo Conselho Universitário em 27 de maio de 1993. Atua como Instituição de desenvolvimento e integração dentro da estrutura multicâmpus, realizando a articulação entre o Ensino, a Pesquisa, a Capacitação de Recursos Humanos e a Extensão Universitária sobre sua temática de atuação.

Participam do Projeto pesquisadores da Faculdade de Medicina de Botucatu - FMB,Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu - FMVZ, Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu - FCA, Instituto de Biociências de Botucatu - IBB, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara - FCF e Instituto de Biociências de Rio Claro - IB.

O CEVAP tem como missão promover o ensino de qualidade de graduação e pós-graduação; desenvolver pesquisas de forma a difundir o conhecimento científico gerado com ética e responsabilidade social e ambiental; e capacitar pessoas na temática de Acidentes com Animais Peçonhentos.