Está em andamento uma proposta de criação de um Núcleo de Empreendedorismo e Inovação junto às Instituições de Ensino Superior, locais e regionais, mediado pelo Parque Tecnológico Botucatu.

As finalidades da proposta são: 

i) Estimular o empreendedorismo junto a alunos, professores e pesquisadores, como opção de carreia para jovens universitários. Possibilitando que a academia e o mercado atuem de forma conjunta, desenvolvendo projetos que venham gerar novos negócios e empresas.

ii) Estabelecer um programa de aproximação entre as instituições de Ensino e o Parque Tecnológico Botucatu, adotando metodologia específica, por meio da interação destes atores dentro de um cenário empreendedor e inovador.

iii) Implantação de observatórios, ou laboratórios, que estimulem por meio do conhecimento e da inovação, a educação empreendedora e o empreendedorismo no âmbito do ensino superior.

O programa foi inspirado na experiência do Núcleo de Empreendedorismo do SEBRAE-SP em operação na Escola de Negócios SEBRAE-SP. A metodologia adotada será a ferramenta HUB, desenvolvida pelo SEBRAE-SP, que busca aproximar e integrar diferentes elementos do ecossistema empreendedor no contexto universitário.

 O objetivo é que o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação estimule as cooperações técnica, científica, educacional e cultural entre os seus participantes, visando o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetos, o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos, tecnológicos.

O desafio é de inserir o empreendedorismo como conteúdo complementar dos cursos superiores oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior envolvidas. O Núcleo oferecerá aos seus integrantes os seguintes serviços: Programa de Mentoria, Incubadora de projetos, Espaço Co-working, Meetings, Desafio #empreenda em redes sociais, Programa de cursos online e “webinars”.

 O Núcleo Empreendedorismo & Inovação do PTBtu deverá ser o primeiro Projeto de um Acordo de Cooperação estabelecido entre as instituições envolvidas: Prefeitura Municipal de Botucatu através da Secretaria de 

Ciência, Tecnologia e Inovação, Unesp Botucatu, Fatec Botucatu, Fatec Jaú, IFSP Avaré, Agência Unesp de Inovação (AUIn), Agência de Inovação do Centro Paula Souza (Inova Paula Souza) e Sebrae SP.

 A expectativa é que o programa seja implementado até o fim do primeiro semestre de 2016.

 Isabelle Soler