Patricia Ellen

Os tempos desafiadores que enfrentamos em 2020, que impactaram a Saúde e a Economia em todo o mundo, provocaram reflexões sobre o futuro. E tem sido esse o objetivo da 4ª Rodada de Empreendedorismo e Inovação 2020, que teve início dia 8 de dezembro, promovida pelo Parque Tecnológico Botucatu.

 

O primeiro dia de evento contou com uma "Live" com o tema "Desafios e Oportunidades em Tempos Adversos". Participaram: Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP; Junot de Lara Carvalho, secretário Municipal de Relações Institucionais de Botucatu, representando o prefeito Mário Pardini; Rodrigo Mendes, coordenador executivo de desenvolvimento de negócios internacionais do Parque Tecnológico São José dos Campos e diretor de Relações Internacionais da ANPROTEC; Leandro Amaral, diretor do CIESP regional Botucatu e Gilson Carbinatto, gerente do escritório regional do Sebrae Botucatu. 

 

Após a abertura, feita pelo diretor executivo do Parque Tecnológico Botucatu, Carlos Costa, a “Live” teve como mediador o Prof. Carlos Frederico Wilcken, diretor da FCA Unesp e presidente do Conselho Administrativo da entidade. Após suas falas iniciais, os convidados comentaram sobre suas impressões em relação ao tema do evento.

 

Prefeitura de Botucatu

 

Junot de Lara Carvalho, secretário de Relações Institucionais de Botucatu, lembrou que estamos vivendo um momento sem precedentes. “Atualmente, estamos focados em uma busca constante pelo uso inteligente das tecnologias. A Prefeitura de Botucatu, de maneira especial, tem priorizado ações para geração de empregos”, salientou, acrescentando que a cidade foi destaque entre as que menos perderam postos de trabalho durante a pandemia.

 

ANPROTEC

 

Para Rodrigo Mendes, coordenador executivo de desenvolvimento de negócios internacionais do Parque Tecnológico São José dos Campos e diretor de Relações Internacionais da ANPROTEC, o grande desafio dos ambientes  de inovação é se posicionarem globalmente para identificar oportunidades de negócios.  “Muitas grandes e boas ideias de empreendedores brasileiros têm aplicação global. Temos que refletir sobre isso para captar bons investimentos", disse.

 

Ele também observou que o trabalho remoto, reflexo da necessidade de distanciamento social, afastou as pessoas e empresas do ecossistema de inovação. “Houve uma aceleração da virtualização dos processos e teremos que nos adaptar essa nova realidade. Vejo um futuro em que o sistema de trabalho será híbrido (presencial e online)”, colocou.

 

CIESP

 

Leandro Amaral, diretor do CIESP regional Botucatu, elencou como 2 os desafios enfrentados pelo setor industrial durante a pandemia da COVID-19:  O primeiro deles é a necessidade de as empresas manterem a segurança ocupacional de seus colaboradores. “As indústrias já seguem protocolos rígidos de segurança no ambiente de trabalho, mas houve uma adaptação para que o setor continuasse produzindo”, frisou. E o segundo, para Amaral, foi continuar gerando negócios diante desse novo cenário. 

“O CIESP teve papel fundamental nesse novo momento, pois desenvolvemos ações para ajudar o empresário a sobreviver, a se adequar”, citou.

 

SEBRAE

 

Gilson Carbinatto, gerente do escritório regional do Sebrae Botucatu, enfatizou que, com a paralisação das atividades em muitos setores da economia, muitos empresários ficaram sem capital de giro, o que exigiu uma forte atuação da sua equipe. “Fizemos análises individuais desses empresários e demos suporte a eles para acesso a crédito com juros menores. Eles foram obrigados a se planejar, rever processos e inovar. Partiram para o comércio digital, opinou.

 

TALK SHOW - 9/12

 

Hoje, na segunda noite de evento haverá um "Talk Show" sobre o tema "Expectativas para os Novos Tempos". Rafael Somera, co-fundador da rede de franquias SoluTudo, mediará uma conversa com Elvis Fusco, Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional da Univem, coordenador do Centro de Inovação Tecnológica de Marília e presidente da Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (Asserti).

Por conta das restrições sanitárias provocadas pela covid-19, esta quarta edição será totalmente online e gratuita. As transmissões terão início sempre a partir das 19 horas.

 

Inscreva-se agora: https://mla.bs/b08759f1