NUCLEO DIA 4-117

Na última quarta-feira, 14, foi realizado no Parque Tecnológico de Botucatu as visitas técnicas do evento “NÚCLEO’22”. Participaram do evento graduandos de Biotecnologia de diferentes universidades e de diferentes regiões e estados do Brasil.

 

A parceria do NÚCLEO com o Parque se iniciou por intermédio da empresa Bioativa, instalada no Parque Tecnológico. De acordo com um dos organizadores do evento, Gabriel Zaccariotto, o Parque teve um grande papel dentro do NÚCLEO'22: “O Parque teve um papel importante não só organizando uma visita técnica, que só recebeu feedbacks positivos dos participantes e dos organizadores, mas também como parceiro que nos impulsionou a conseguir realizar o evento em meio às dificuldades”, disse.

 

Além da visita técnica, os participantes puderam contar com quatro palestras, com temas relevantes, apresentadas na seguinte ordem:

 

Prof. Dr. Rui Seabra Ferreira Junior -  Diretor do CEVAP e Diretor Científico do Parque Tecnológico Botucatu, com o tema: “Produção de Biomedicamentos. Quem produz os insumos?”.

 

Cristina Ropke, Diretora de Inovação do Grupo Centroflora, com o tema: “Fabricação de IFA de origem natural. Independência Estratégica e Impacto Sócio Ambiental”.

 

Francisco Javier Salvatelli -  CEO da GRIDX, com o tema: “Um caminho para a construção de empresas de base científica”.

 

Débora Colombi – CEO da Genotyping, com o tema: “Empreendedorismo: A história do Grupo Genotyping”.

 

Os responsáveis e idealizadores do evento são os integrantes da Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia (LiNAbiotec). No ano de 2022, os responsáveis foram os estudantes vinculados à LiNAbiotec polo de Botucatu. O NÚCLEO de 2023 estará sob responsabilidade dos integrantes da LiNAbiotec polo UNIFESP e ocorrerá na cidade de São José dos Campos. A LiNAbiotec, em todo país, reúne os estudantes nos diferentes polos em diferentes locais para lutar por uma Biotecnologia mais forte e atuante, sendo que, dentre os seus objetivos, estão a divulgação científica, popularização do conhecimento e capacitações nas áreas correlatas à Biotecnologia.

 

Sobre o NÚCLEO

 

O NÚCLEO é um evento anual de Biotecnologia, organizado pela Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia. A Liga possui diversos polos espalhados pelo Brasil em universidades que contam com cursos de Biotecnologia, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia ou Engenharia Biotecnológica. Todo ano, um dos polos é escolhido por meio da apresentação de uma proposta que é votada por todos os representantes dos outros polos para sediar o evento.

 

Em 2021, a LiNAbiotec de Botucatu apresentou sua proposta e foi escolhida para sediar o evento em 2022. A organização, em todas as edições, tem a duração de uma semana e reúne os estudantes de Biotecnologia de todo o Brasil. Além das atividades técnico-científicas, como palestras, minicursos e mesas-redondas, o evento discute questões políticas envolvendo a Biotecnologia no Brasil, como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Biotecnologia e da Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Engenharia Biotecnológica.