Carlos Alberto Costa

O Sebrae promoveu, no último sábado, 20, o Startup Day. O evento teve como objetivo fomentar o ecossistema inovador do Brasil por meio de palestras, debates e troca de experiências.

Em Botucatu, as atividades se concentram na Casa da Juventude e tiveram o Parque Tecnológico como um dos co-realizadores, ao lado da Prefeitura Municipal, da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Botucatu e da Unesp. Carlos Alberto Costa, diretor executivo do Parque Tecnológico Botucatu, além de apresentar aos participantes um pouco da estrutura disponível aos novos empreendedores, também foi um dos membros do painel “Instituições que apoiam Startups”.

Em sua fala, Costa destacou que, atualmente, o mercado exige que todo empresário seja inovador. “Estamos de portas abertas às startups, independentemente de sua área de atuação, basta que tenham um projeto inovador. Juntos, podemos buscar um desenvolvimento sustentável, inclusive para nossa região. Temos infraestrutura e o suporte necessário para ajudar os empreendedores a olharem para o seu negócio de uma maneira diferente e fazerem dele um projeto perene, que possa atrair investidores”, enfatizou.

Atualmente, duas incubadoras de empresas estão ligadas ao Parque Tecnológico de Botucatu, sendo uma delas, a Prospecta, voltada a empreendedores do meio científico e acadêmico – de onde já saíram 44 empresas e outras 10 ainda se encontram no local – e a Incubadora Botucatu, que acolhe empresas de diferentes segmentos. Nessa última, 36 empresas já foram graduadas e outras 10 ainda permanecem incubadas. “Estamos organizando o nosso próprio ecossistema de inovação”, acrescentou.

Durante o painel, as discussões abordaram, entre outros temas, o desafio de transformar conhecimento científico em um produto com potencial de negócio Também estiveram presentes no Startup Day, em Botucatu: Alexandre Ribeiro, da Anima Games; André Garcia, da Construbee; Fernando Tobgyal, da InovAtiva Brasil; José Marques Pereira Junior, da Escola de Negócios Alencar Burti – Sebrae-SP; Rafael Pilan, da Virtual Log e Saulo Assis, da ClickFretado.

As startups no Brasil – Segundo dados apresentados durante o evento, há atualmente no país 4.500 startups, 350 incubadoras de empresas e parques tecnológicos, além de 40 aceleradoras de novos negócios. A maioria das micro e pequenas empresas (MPEs) estão na área de Serviços (43%).

Em seguida, vem Comércio e Indústria. A receita estimada das MPEs paulistas é de R$ 532,2 bilhões/ano. Tecnologia da informação e Comunicação é principal segmento de atuação dos empreendedores que estão ingressando no mercado.

 

Confira mais momentos do evento em: https://goo.gl/o2n4c9

4toques comunicação