Entre os dias 16 a 19 de maio o Parque Tecnológico Botucatu recebeu o evento “Movimento pela Inovação”, promovido pela Desenvolve SP, que contou com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do município. O evento, que já passou por sete cidades do Estado, consiste em uma iniciativa de proporcionar a empreendedores, empresários, pesquisadores e outros interessados, informações sobre opções de financiamento para investimentos e outros tipos de apoio à inovação no âmbito de suas atividades produtivas e de pesquisa. O modelo do "Movimento pela Inovação" baseia-se em oferecer atendimentos individuais aos interessados por uma equipe de consultores da Desenvolve SP e parceiros do Movimento que, uma vez conhecendo a natureza e a característica dos negócios e projetos, podem oferecer consultoria para formatação de projetos e indicar o mecanismo de apoio mais adequado: linhas de financiamento, linhas de subvenção econômica (não reembolsáveis), aportes via venture capital por meio de Fundos de Investimento em Participações. O objetivo é facilitar o acesso de empresas, startups e pesquisadores a instituições de fomento, permitindo que invistam em inovação e impulsionem a economia paulista. São parceiros do "Movimento pela Inovação" a FAPESP, o IPT, o Centro Paula Souza, o SEBRAE-SP, a FINEP, o BNDES, entre outros.

“Estamos retomando o "Movimento pela Inovação" em 2016. No ano passado atendemos individualmente cerca de 300 empreendedores no interior do Estado, identificando diversos projetos inovadores de alto impacto. Botucatu é um importante polo de pesquisa e inovação, com grande potencial para novos projetos, não podia ficar de fora”, diz Eduardo Saggiorato, superintendente de Negócios da Desenvolve SP.

A semana do "Movimento pela Inovação" foi aberta na manhã do dia 16, com uma palestra ministrada por Saggiorato, a um público de cerca de cem participantes, onde discorreu sobre as opções de linhas de financiamento de entidades como a Fapesp, o Fundo de Inovação Paulista e a Finep. Além disso, forneceu informações sobre instituições com as quais empresas podem estabelecer parcerias para desenvolver gestão e cooperações técnicas como o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Representantes do BNDES, SENAI e do Centro Paula Souza também apresentaram os modelos de apoio oferecidos por estas Instituições. Ao longo da semana foram realizados 45 atendimentos. O perfil dos atendidos foi bastante diverso e distribuiu-se entre empresários locais, empreendedores na área de tecnologia, alguns com empresas graduadas de incubadoras, alunos de pós-graduação, pesquisadores e docentes da Unesp Botucatu e pessoas físicas interessadas em empreender.

A Agência de Desenvolvimento Paulista é uma instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo que oferece opções de financiamento para fomento de projetos de inovação e crescimento de empresas. A Desenvolve SP atua promovendo o desenvolvimento das pequenas e médias empresas paulistas, oferecendo opções de crédito com prazos e taxas de juros competitivas, para financiamento de ampliações, modernizações, aquisição de máquinas e equipamentos e projetos de inovação tecnológica.

Duas empresas de Botucatu já foram apoiadas pela Desenvolve SP, em modalidades diferentes. A Consciência Tecnologia empresa de softwares de gestão ERP, obteve financiamento, por meio da linha MPME Inovadora, do BNDES, para desenvolvimento de uma nova e moderna plataforma ERP. A Genotyping, empresa de diagnósticos genéticos, nascida dentro da Prospecta Incubadora Tecnológica de Botucatu, com foco em testes genéticos e análises moleculares para as áreas de saúde, recebeu aporte de recursos, via venture capital, por meio do Fundo de Inovação Paulista, que tem a Desenvolve SP como idealizadora e principal cotista. A Genotyping deu origem à BPI que foi a primeira empresa a obter a concessão para instalar-se no Parque Tecnológico Botucatu em dezembro de 2015.

Para mais informações acesse: http://www.desenvolvesp.com.br/.