Em cerimônia realizada na terça-feira 19 de janeiro de 2016, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin assinou o credenciamento definitivo do Parque Tecnológico Botucatu e de mais seis parques tecnológicos no Estado de São Paulo. Com o ato, os empreendimentos passam a fazer parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) e estão aptos a receberem incentivos fiscais e celebrarem convênios com o estado.

Foram credenciados, além do Parque Tecnológico Botucatu, quatro empreendimentos localizados em Campinas (Unicamp, CTI, CPqD e Tecnopark), além de outros dois nas cidades de Santo André e São José do Rio Preto, os quais já estavam credenciados provisoriamente no SPTec. Na publicação do decreto nº 61.418, de 10 de agosto de 2015, foi acrescida uma disposição transitória que possibilitou que os empreendimentos credenciados provisoriamente recebessem o status de definitivo.

"O parque tecnológico une as universidades públicas e privadas, os institutos de pesquisa e a iniciativa privada. Então, ele faz uma sinergia de todos esses protagonistas para empresas de bases tecnológicas poderem ser incubadas, para elas poderem crescer. Ou mesmo grandes empresas que vem para o parque tecnológico para desenvolver projetos inovadores", declarou o governador.

Os parques com credenciamento definitivo no SPTec participam do programa estadual de incentivos fiscais, chamado Pró-Parques. Instituições de apoio e empresas de base tecnológica poderão utilizar créditos acumulados de ICMS ou diferir o imposto para pagamento de bens e mercadorias a serem utilizados na realização de investimentos e no pagamento de ICMS relativo à importação de bens destinados ao ativo imobilizado.

“Esse é um momento importante para Botucatu porque consolida nosso parque como o principal empreendimento em uma importante região do estado voltado para a promoção e o desenvolvimento tecnológico e da inovação. Trata-se de uma grande conquista”, declara o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Alberto Costa.

O prefeito João Cury Neto classificou como um feito histórico a inserção de Botucatu, com população de 140 mil habitantes, no seleto rol de municípios de grande porte que integram o SPTec. “Há quem diga que estamos escrevendo uma história que será muito contada e lembrada nos próximos trinta, quarenta anos. Não somos contemporâneos da história que nós escrevemos. Não sabemos a dimensão do impacto que uma medida como essa terá na vida da cidade e das pessoas nas próximas décadas. Mas tenho certeza que mudará definitivamente para melhor. Ingressamos no seleto rol do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos que reúne apenas treze municípios, que tem a sua vocação para a área da inovação, da pesquisa, do desenvolvimento, da ciência e da tecnologia reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo”.

Na visão do prefeito, a consolidação do Parque Tecnológico a partir do credenciamento definitivo permitirá ao município de Botucatu mudar de patamar. “Passamos a pertencer a um rol de municípios que apresentam para o estado de São Paulo uma série de oportunidades. O parque tecnológico é um gerador de oportunidades, um vetor de desenvolvimento para Botucatu e para a nossa região. É importante que uma boa ideia se transforme em conhecimento e esse conhecimento não morra nas prateleiras das universidades. O parque serve para isso. Precisamos ter valor agregado, com tecnologia sendo transformada em produto, esse produto em negócio e esse negócio numa solução para as necessidades da nossa população, além de contribuir com a geração de emprego e renda. Essa é a cadeia do bem, a cadeia do desenvolvimento”, conclui Cury. 

A fim de incentivar os parques tecnológicos, o governo do Estado de São Paulo criou o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) para atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica, que promovam o desenvolvimento econômico do Estado. O SPTec faz parte do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai). No Estado de São Paulo, existem 28 iniciativas para implantação desses empreendimentos, sendo que o Parque Tecnológico de São José dos Campos foi o primeiro a receber o status definitivo no Sistema. Desde então, outros cinco parques também já receberam este título. São eles: Parque Tecnológico de Sorocaba, Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, Parque Tecnológico de Piracicaba ,Parque Tecnológico de Santos e Parque Tecnológico de São Carlos (ParqTec).

O Governo do Estado e a Prefeitura de Botucatu já investiram cerca de R$ 11 milhões no empreendimento, incluindo estudos, infraestrutura, edificações e aquisição de mobiliário e equipamentos. Além da Associação Parque Tecnológico Botucatu, entidade responsável pela gestão do espaço, a empresa BPI – Biotecnologia, Pesquisa e Inovação já está se instalando no local. Outros projetos estão em fase de análise.

Negociações avançadas estão ocorrendo para que a Agência Unesp de Inovação, a Inova Paula Souza e um Núcleo de Empreendedorismo que congrega unidades da Unesp, a Escola Federal de Tecnologia (Avaré) e o Sebrae venham a se instalar no parque.