Foi realizado no Parque Tecnológico Botucatu no dia 11 de novembro de 2016 o Seminário Paulista dos Arranjos Produtivos Locais (APL) De Plantas Medicinais E Fitoterápicos.  O evento reuniu diversas autoridades, entre elas, o prefeito Municipal João Cury Neto; representante do Ministério da Saúde, Daniel César Nunes Cardoso; coordenador da CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de Botucatu, engenheiro agrônomo Júlio César Thoaldo Romeiro; secretário de Agricultura, Milton Bosco; coordenador da Assistência Farmacêutica da Fundação Uni, Leandro Garcia; secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Alberto Costa; agente de Desenvolvimento local e coordenador do APL de Botucatu, Márcio Gonçalves Campos e o diretor do Parque Tecnológico de Botucatu, Antonio Vicente da Silva.

Foram convidados como palestrantes representantes das instituições acadêmicas, empresas do segmento, produtores rurais e profissionais de Saúde Pública para apresentarem suas demandas de insumos, seus negócios, as pesquisas e as perspectivas neste segmento.

O evento teve como tema principal a produção de insumos estratégicos para a indústria farmacêutica, laboratórios oficinais e comunitários. O seminário foi dividido em duas partes com temas diferentes, com a somatória de oito palestras.

O primeiro tema foi: Produção e Comercialização de Plantas Medicinais e Extratos Vegetais e a Relação com Entidades de Apoio e Pesquisa, contando com quatro palestrantes, Prof. Dr. Filipe P. G. Bonfim, UNESP – FCA; Sra. Raquel P. Silveira, Grupo Centro Flora Extratos Vegetais; Sr. Piero Oliveira, Associação de Produtores de Plantas Medicinais Botucatu; e da Sra. Patricia Apolinário da Cooperativa de Plantas Medicinais da cidade de Itapeva, após as palestras foram realizadas perguntas e respostas, propostas e encaminhamentos.

Na segunda etapa do seminário o tema foi Pesquisa, Desenvolvimento e Dispensação de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no SUS, com palestras de representante do Ministério da Saúde, Prof. Celso A. R. de Almeida Costa, IBB/UNESP-Botucatu; Dr. Frederico Galante Neves, FMB/UNESP-Botucatu; Sra. Érica Mayumi, da prefeitura de Campinas, após as palestras foram realizadas perguntas e respostas, propostas e encaminhamentos.

Foram destacados os 10 anos de estruturação da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicas no Sistema Único de Saúde. O principal objetivo foi provocar um debate entre os diversos atores deste segmento com relação às possibilidades da maior participação dos medicamentos fitoterápicos nas assistências farmacêuticas no Estado de São Paulo, principalmente por meio de hospitais da rede Municipal, Estadual e Universitários.