No dia 22 de setembro de 2016 foi realizado no auditório Dr. Paulo Rodolfo Leopoldo no Campus da Fazenda Lageado FCA/UNESP de Botucatu o XI Workshop sobre Tecnologias em Agroindústrias de Tuberosas Tropicais, o evento foi realizado pelo Centro de Raízes e Amidos Tropicais (CERAT).

O objetivo do Workshop foi promover um ambiente de integração da pesquisa com o setor produtivo e agroindustrial. Esse evento, realizado bianualmente, foi idealizado a partir de observações da necessidade de se estabelecer um ambiente de discussão onde produtores rurais, técnicos, empresas, estudantes e pesquisadores pudessem adquirir conhecimento, discutir os desafios de cada setor para que a inovação tecnológica buscada na pesquisa seja alicerçada em demandas reais.

Este tradicional evento da área, com repercussão nacional, tem cumprido com êxito seu objetivo e, nesta edição, abordou temas de interesse nas áreas de fitotecnia de tuberosas, sócio economia, valorização e tratamento de resíduos agroindústrias, com palestras de especialistas nas áreas e, também, divulgação de tecnologias desenvolvidas no CERAT. Houve também a apresentação de pôsteres de trabalhos de todos aqueles que atuam na área e em áreas correlatas.

O Workshop contou com a presença, na cerimônia de abertura, do Prof. Adalton Mazetti Fernandes, coordenador do CERAT, Prof. Carlos Frederico Wilcken, vice-diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu e presidente do Conselho de Administração da Associação Parque Tecnológico Botucatu, Profa. Maria Rita Marques Oliveira, coordenadora da Rede UNASUL de Segurança e Soberania Alimentar do MCTI e docente da UNESP - IBB, Eng. Antônio Vicente da Silva, Diretor Executivo do Parque Tecnológico Botucatu, Eng. Agr. Júlio César T. Romeiro, do CATI de Botucatu e Alfredo Chaguri Júnior, do Sindicato Rural de Botucatu.

O evento teve o apoio do Parque Tecnológico Botucatu, Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), PROEX, Rede SSAN – UNASUL e Sindicato Rural de Botucatu.