Jorge Audy, Presidente Retirante da IASP – Divisão Latino-americana;Francisco Saboya, Presidente Entrante; Fernando Amestoy, Anfitrião do próximo evento; Sheilla Oliveira, Anprotec e Antonio Vicente da Silva, Parque Tecnológico Botucatu.

 

Nos dias 10 e 11 de novembro de 2015 foi realizado na “UNIMINUTO – Corporação Universitária Minuto de Dios”, em Bogotá - Colômbia o evento “Taller Latinoamericano Financiación y Sostenibilidad de las áreas de la Innovación”. A UNIMINUTO é uma Universidade de ensino, pesquisa e extensão, com aproximadamente 130.000 estudantes, presente em 22 campi na Colômbia.

O evento, patrocinado pela “IASP – International Association of Science Parks and Areas of Innovation”, teve como tema principal a sustentabilidade e inclusão social dos Parques Científico e Tecnológico.

Estiveram representados quase todos os países sul-americanos, tendo o Brasil a seguinte representatividade: Parque Tecnológico Botucatu, Parque Tecnológico Porto Digital de Recife, Parque Tecnológico TECNOPUC - RG e Parque Tecnológico COPPE - UFRJ - RJ.

Na ocasião, foi também realizada a eleição do presidente da divisão Latino Americana da IASP para o biênio 2016/2017. Francisco Saboya foi eleito por aclamação e substituirá o atual vice-presidente da Anprotec, Jorge Audy, que ocupava o cargo. “A IASP tem sido para nós uma fonte importante de conhecimento e networking. Trabalhar pelo seu fortalecimento é um grande desafio e quase uma obrigação. Essa é a maior motivação da nossa candidatura”, afirmou.

Entre as propostas do novo presidente está a ampliação da presença da América Latina no âmbito global da IASP, além da maior integração entre os países e parques tecnológicos da região, a fim de intensificar a troca de experiências e o aprendizado coletivo. Segundo Saboya, outro eixo de gestão será o aperfeiçoamento de mecanismos que fortaleçam parques tecnológicos, incubadoras e aceleradoras de negócios, coworkings,  makerspaces e outros instrumentos de indução de novas dinâmicas de empreendedorismo e inovação.

Outro foco, segundo o novo presidente, será o apoio à profissionalização da gestão dos parques tecnológicos latino-americanos. “Vamos nos esforçar muito para isso, especialmente no que diz respeito à qualificação das equipes, a fim de que nossos parques tecnológicos tenham maior estabilidade e estejam blindados frente à sazonalidade político-eleitoral - comum a todos os países da região”, afirmou.