Nos dias 30 e 31 de agosto de 2016, a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, recebeu o 2º Fórum de Inovação e Empreendedorismo em Bioeconomia, o evento foi realizado no Auditório Professor Paulo Rodolfo Leopoldo na Fazenda Lageado em Botucatu-SP.

A Agência Unesp de Inovação – AUIN em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPe) promoveu o evento para os alunos de graduação e pós-graduação de todos os campi da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, com o objetivo de discutir empreendedorismo e inovação na universidade, e receber propostas de modelos de negócios em Bioeconomia. O tema do Fórum aliou-se ao fato de 2016 ter sido eleito pela ONU como o Ano Internacional das Leguminosas.

Em 29/06 foi realizado o Treinamento Business e Project Model Canvas, uma ferramenta de desenvolvimento de modelos de negócios. No dia 30/08 houve palestras de diversos convidados sobre inovação e empreendedorismo, incluindo uma palestra proferida pela Profa. Dra. Vanderlan Bolzani, Diretora da Agência Unesp de Inovação (AUIn), e a palestra do Sr. Antonio Vicente da Silva, diretor executivo do Parque Tecnológico Botucatu, que proferiu uma palestra sobre o Parque, seus objetivos, projetos e iniciativas.

Em 31/08 aconteceu a Oficina Pitch Elevator, um treinamento prático de apresentação dos projetos a participantes do concurso, oferecido pelo Escritório Regional do Sebrae de Botucatu. Seis projetos foram apresentados em formato Pitch a uma banca composta por docentes da FCA, Sebrae, Parque Tecnológico Botucatu e AUIn. O Pitch vencedor teve como proposta o reaproveitamento de resíduos sólidos.