Nos dias 3 e 4 de novembro de 2016 foi realizado na cidade de Montevidéu no Uruguai a Reunião de Parques de Ciência e Tecnologia da América Latina, o evento foi promovido pelo Parque Científico e Tecnológico de Pando (PCTP), única entidade uruguaia filiada à Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP).

O tema da primeira edição foi “Os parques tecnológicos e ambientes de inovação como instrumentos para o desenvolvimento regional e criação de novas dinâmicas de inovação e empreendedorismo”.

A reunião contou com a presença de autoridades nacionais, representantes de universidades, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial, Corporação Andina de Fomento, parques científicos e industriais, além de mais de 50 convidados de países latinos, americano, e europeus.

O Parque Tecnológico Botucatu, esteve presente representado por Antônio Vicente da Silva, diretor executivo. O desenvolvimento do evento no país vai contribuir para o posicionamento do PCTP como um centro dedicado a promover a cultura da inovação e do conhecimento gerado nas instituições associadas.

Estabeleceu-se contatos para futuros entendimentos entre o Parque Tecnológico Botucatu e o Parque Científico e Tecnológico de Pando (PCTP) na área de biotecnologia, tema comum de interesse.