No dia 02 de fevereiro, a diretoria do Parque Tecnológico Botucatu se reuniu com a Prefeitura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) do Estado de São Paulo, para apresentar proposta de Regionalização dos Parques Tecnológicos, iniciativa proposta a todos os parques do estado.

Atualmente existem treze Parques Tecnológicos credenciados no estado de São Paulo, para 645 municípios, a proposta abordada pelo Parque Tecnológico Botucatu consiste em articular uma politica publica no estado, para que esses treze parques atuem com uma determinada macrorregião, adotando para cada parque uma região especifica.

A proposta de Botucatu para as regiões de atuação dos parques tecnológicos teve como objetivo propor uma metodologia para definir ás áreas geográfica de influencia dos Parques Tecnológicos pertencentes ao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec).

Foram analisados os tipos de subdivisões geográficas usadas para delimitar áreas de ações de programas regionais, e escolheram por adequar ao conceito de “Divisão do Brasil em Mesorregiões e Microrregiões Geográficas”, criado pelo IBGE para dividir o estado de São Paulo em quinze mesorregiões, subdividido posteriormente em microrregiões. 

As quinze mesorregiões estão assim denominadas: São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araçatuba, Bauru, Araraquara, Piracicaba, Campinas, Presidente Prudente, Marília, Assis, Itapetininga, Macro Metropolitana Paulista, Vale do Paraíba Paulista, Litoral Sul Paulista e Metropolitana de São Paulo. As microrregiões seriam:

De acordo com a definição do IBGE, foi proposto que os Parques Tecnológicos do Estado de São Paulo adotem as Mesorregiões onde estão instalados como sua região de atuação. No caso de existir mais que um Parque Tecnológico para uma mesma Mesorregião, será eleito, pela Secretaria de Desenvolvimento, Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, apenas um deles para representá-la. Para que nenhuma das quinze Mesorregiões do estado de São Paulo fique órfã, no caso de ausência de Parque Tecnológico nesta Mesorregião, foi proposto que elas sejam adotadas por outros até que tenham seus próprios Parques Tecnológicos.

Os Parques Tecnológicos do SPTec, para poderem exercer seus papéis nos municípios  onde se encontram e nas regiões propostas, precisam que:

- Sejam formalmente definidas suas áreas geográficas de influência;

- Sejam oficialmente reconhecidos pelo Estado como um agente regional para implantação de políticas públicas;

- Façam parte das peças orçamentarias do Governo do Estado.

- Participem juntamente com o Estado dos planejamentos estratégicos regionais;

- Realizem estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, como suporte à implantação de ações voltadas à estruturação do desenvolvimento regional ou inter-regional;

- Realizem projetos de qualificação ou requalificação profissional de trabalhadores;

- Realizem projetos de modernização tecnológica das cadeias produtivas das regiões;

- Realizem projetos básicos ou executivos para a implantação, manutenção, expansão e melhoria de infraestrutura e serviços públicos com impacto relevante no desenvolvimento regional.

As propostas de Regionalização de Parques Tecnológicos no Estado encontram-se em avaliação pela SDECTI.

 

Texto: Isabelle Soler