A Assobio foi fundada pelas engenheiras agrônomas Geysa Borini e Marina Andrade e está incubada desde maio de 2014 na Prospecta, a incubadora tecnológica da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp Botucatu.

A empresa trabalha com soluções socioambientais, com foco em projetos de reflorestamento, cujos principais clientes são concessionárias rodoviárias, construtoras e empresas do ramo de energia. Além do conceito de sustentabilidade, a empresa também prioriza o caráter social em sua atuação. O seu modelo de negócio visa impactar positivamente a sociedade, sendo considerada um Negócio Social.

Por isso, ao longo de um ano e meio de existência a Assobio foi selecionada para participar do processo de aceleração de empresas da Yunus Social Business Brasil, visando a consolidação do seu modelo de negócio como um Negócio Social. Após o processo de aceleração, a empresa foi escolhida para receber investimentos do Fundo Global do Yunus, em 2016. Com o recebimento desse investimento a Assobio irá construir o Centro de Referência e Multiplicação do Conhecimento em Florestas Nativas, o que ampliará seu impacto socioambiental e consolidará seu modelo de negócio inovador.

O Parque Tecnológico Botucatu reconhece que atuação de empresas como a Assobio, que aliam o impacto social às suas atividades produtivas, é de grande relevância para o desenvolvimento sustentável de uma região e apoia empresas com esse conceito. Desta maneira, a Assobio se configurará como a primeira referência de Negócio Social no Parque Tecnológico Botucatu.

Sendo assim, a Assobio pretende instalar, neste primeiro semestre de 2016, seu Centro de Referência e Multiplicação do Conhecimento em Florestas Nativas no Parque Tecnológico Botucatu. Desta forma, o Parque terá uma empresa com atividades de produção de mudas nativas em conjunto com programa de inclusão social; cursos de capacitação para diferentes agentes da cadeia de reflorestamento; atividades de educação socioambiental para crianças/jovens; pesquisas relacionadas a florestas nativas em parceria com professores da UNESP; organização de eventos sobre negócios sociais; entre outras.