WhatsApp Image 2022-11-09 at 17.59.08

Nesta terça-feira (8), o Parque Tecnológico de Botucatu, em parceria com o CEVAP – Centro de Estudos Venosos e Animais Peçonhentos da Unesp – Câmpus de Botucatu, recebeu Henry Suzuki, farmacêutico-bioquímico pela USP, com pós-graduação em Administração de Empresas pela ESPM, para palestrar sobre “Inovação e propriedade intelectual”.

 

O Parque Tecnológico abriu as portas para diversos profissionais, pesquisadores e empreendedores, que utilizam a tecnologia como foco de suas atuações profissionais e acadêmicas. Um público interessado e engajado em compartilhar experiências e adquirir novos conhecimentos.

 

Rui Seabra Ferreira Júnior, Diretor Científico do Parque Tecnológico e pesquisador titular do CEVAP, encorajou os participantes a aproveitarem a palestra do início ao fim, interagindo e questionando sobre o tema abordado. “Perguntem, pois é a partir das dúvidas de vocês que a discussão ganha corpo, ganha profundidade. Às vezes, a experiência de um é a dor do colega do lado e que já passou por isso. Esse compartilhamento é o que faz a palestra maior”, afirmou Rui, apresentando Suzuki.

 

Com sua ampla experiência, Suzuki pontuou a Inovação e Propriedade Intelectual em três pilares importantes: que os diferentes tipos de inovação demandam diferentes formas e estratégias de proteção; a importância de conhecer e usar as diversas ferramentas de proteção intelectual; e que patentes são ótimas fontes de informação. De forma leve e repleta de exemplos práticos para os participantes, o palestrante destacou diversas formas efetivas de utilizar a tecnologia a favor da inovação e formas de amplificar a propriedade intelectual.

 

“Existem diversos tipos de inovação que demandam diferentes estratégias de proteção e barreira a competição” afirma Suzuki, que compartilhou experiências, exemplos e teorias com os participantes durante toda a palestra. “Há varias ferramentas de proteção intelectual. É importante conhecer e usar em conjunto”, complementa.

 

Segundo Daniel Lopes, Diretor Executivo do Parque Tecnológico, é de grande importância que o Parque Tecnológico traga profissionais com experiencia em inovação, empreendedorismo, passando seu conhecimento para todos os atores que contribuem diretamente para o nosso ecossistema.

 

Além de Henry Suzuki e Rui Seabra, estavam presentes mais dois membros da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, Benedito Barraviera e Celso Caricati.