Inserir um título (25)

Começa no próximo dia 10 de janeiro, segunda-feira, uma série de cursos gratuitos de verão oferecidos pela fundação de Facti na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O QualiFacti de Verão é uma iniciativa que faz parte do programa “MCTI Futuro” do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações que é voltado para a capacitação tecnológica em todo país. Serão ofertados 8 cursos no mês de janeiro nos temas: Segurança da Informação, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Cloud e Big Data. De acordo com a fundação, os cursos de verão têm o objetivo de proporcionar aos estudantes conciliarem o período de férias com novos aprendizados.

 

Os cursos terão uma jornada de 20 horas com 16 horas de aulas online, ao vivo, ministrados por instrutores qualificados e com experiência no mercado e mais 4 horas off-line. Para participar é preciso fazer um cadastro na plataforma da QualiFacti e se candidatar ao processo seletivo. As vagas são limitadas e cada processo seletivo tem prazo para encerramento. Ao final, os alunos recebem um certificado.

 

As aulas começam no dia 10 com os cursos de Big Data: “Análise de Dados com Apache Hive e Apache Spark” e Inteligência Artificial: “Desenvolvimento de Chatbots com IA”. No dia 17 de dezembro começam as aulas dos cursos sobre Inteligência Artificial: “Visão computacional aplicada ao reconhecimento de imagens”, Segurança da Informação: “Técnicas de anonimização de bases de dados conforme a LGPD” e Cloud Computing: “Desenvolvimento e implantação de uma aplicação em nuvem AWS”. A partir do dia 24 de dezembro começam os cursos sobre Inteligência Artificial: “Data Science: Uso de ferramentas open source no processo de tomada de decisão”, Inteligência Artificial: “Desenvolvimento de Chatbots com IA” e Internet das Coisas: “Automatização do monitoramento de dados com Arduíno”.

 

MCTI Futuro

 

O programa “MCTI Futuro: Futuro do Trabalho, Trabalho do Futuro” tem o objetivo de apoiar ações de capacitação para a Transformação Digital aplicadas ao ensino básico, médio, técnico e superior, e em pós-graduação, residência tecnológica e qualificação profissional. Sua execução é financiada com recursos de aportes nos Programas e Projetos de Interesse Nacional nas Áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação - PPI da Lei de Informática sob a coordenação da Softex. O “MCTI Futuro”é coordenado pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI) do MCTI e pode contar com parcerias com o setor privado.

 

Facti

 

A Facti é uma fundação de direito privado criada em 1998 e sediada em Campinas - SP. A sua atuação é pautada na missão organizacional de prover Tecnologia com Credibilidade através do desenvolvimento de soluções tecnológicas e capacitação em Serviços 4.0, entregando de maneira personalizada a melhor experiência deste conceito para os seus clientes e parceiros, especialmente nos segmentos de Análise e Monitoramento de Dados, Internet das Coisas e Segurança da Informação.

 

Fonte: Site Gov.br