INAUGURAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO BOTUCATU

O Parque Tecnológico Botucatu será inaugurado nesta próxima terça feira 14 de abril de 2015, às 12h30. Ele está situado em Botucatu, na Rodovia Gastão Dal Farra, Km 7+ 184m, Estado de São Paulo, possui duas áreas contíguas que somam 286 mil m².

 

Botucatu possui um forte potencial na vocação de pesquisas biotecnológicas, voltada à saúde, produção vegetal e ao meio ambiente. Conta com quatro unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNESP: Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) e Instituto de Biociências (IB), Centros de Estudo e Pesquisa, uma unidade, de excelência da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) e uma unidade da Escola Técnica Estadual (Etec), do Centro Paula Souza e várias Faculdades particulares.

 

Objetivando desenvolver competências regionais, na direção e sentido, da geração de emprego, renda, desenvolvimento científico e tecnológico. O empreendimento busca articular e competências intrínsecas ao seu Plano de Negócio junto aos setores produtivos organizados e os Institutos de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo – ICTEsp.

Botucatu possui na iniciativa privada liderança tecnológica expressiva em segmentos do mapa de competência de seu Parque Tecnológico, com concentração expressiva de empresas. como Embraer, Neiva, Eucatex, Duratex, Caio Induscar, Irizar, Grupo Centroflora e outras; a cidade possui ainda duas incubadoras uma voltada ao uso intensivo de tecnologia e outra ao seguimento industrial.

 

As áreas de atuação do Parque Tecnológico Botucatu são voltadas a inovação tecnológica em bioprocessos, que são procedimentos tecnológicos que utilizam sistemas biológicos, componentes e derivados de organismos vivos para produção de medicamentos, insumos médico-hospitalares, compostos para fins industriais, fitoterápicos, sistemas de produção agropecuários sustentáveis, produtos orgânicos, biorremediação, controle biológico, serviços ambientais, caracterização e uso de resíduos, como mostrado na figura abaixo

Mapa de Competência do Parque Tecnológico Botucatu.

 O Parque Tecnológico Botucatu tende a atrair e acomodar empresas intensivas em tecnologia, instituições de pesquisas, assim como empresas de consultoria ou organizações, públicas e/ou privadas, que possam oferecer serviços de apoio técnico e de mercado. Desta forma facilitará o acesso ao conhecimento, bem como ao mercado, pela aproximação com possíveis desenvolvimentos e inovação tecnológica assim como oportunidades comerciais, em nível nacional e internacional.

 

Em 13 de março de 2015 foi publicado chamamento público para empresas e instituições privadas, de base tecnológica, ensino superior e/ou científicas interessadas em instalar laboratórios e/ou centros de pesquisa no Parque Tecnológico Botucatu.

 

A seleção de projetos para permissão de uso de salas e concessão de áreas externas será analisada segundo as condições estabelecidas no instrumento convocatório e seus anexos.

Seguir link:  http://www.botucatu.sp.gov.br/semanario/docs/1639.pdf