cevap uensp

O reitor da Unesp, professor Pasqual Barretti, e o coordenador executivo do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da Unesp (Cevap), professor Rui Seabra Ferreira Junior, realizarão nesta segunda-feira, 10 de abril, às 10h, o evento de lançamento do Centro de Ciência Translacional e Desenvolvimento de Biofármacos (CCD-Fapesp) no Cevap, localizado na Fazenda Lageado, câmpus de Botucatu da Universidade. O projeto tem parceria com o Parque Tecnológico Botucatu.

 

O evento deve contar também com a presença do Senador da República, Marcos Pontes, do vice-governador paulista, Felício Ramuth; do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, professor Vahan Agopyan; do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), professor Marco Antonio Zago; do professor Benedito Barraviera, fundador do Cevap, entre outras autoridades. O auditório do Cevap estará aberto aos convidados e terá entrada limitada à capacidade do espaço, de cerca de 100 pessoas.

 

O Centro de Ciência Translacional e Desenvolvimento de Biofármacos abrigado na Unesp foi uma das propostas contempladas em chamada pública da Fapesp lançada em 2021 com o objetivo de selecionar projetos de pesquisa internacionalmente competitivos. Por princípio, os resultados esperados dos CCDs devem promover o avanço do conhecimento científico e proporcionar a melhoria de políticas públicas e da qualidade de vida da população.

 

Com a sede no câmpus de Botucatu, o CCD vai apoiar a futura fábrica de produção de amostras de biofármacos para pesquisas clínicas, em construção no câmpus. O financiamento deste CCD-Fapesp gira em torno de R$ 10 milhões, em um período de cinco anos. A maior parte desses recursos será investida em bolsas a pesquisadores, pós-graduandos e pós-doutorandos, tendo como foco desafios estratégicos para a pesquisa paulista, de interesse de órgãos públicos e relevantes para o desenvolvimento do país.

 

O projeto da fábrica de produção de amostras de biofármacos para pesquisas clínicas envolve a área de biotecnologia, uma das mais ativas e inovadoras do ambiente acadêmico e do setor farmacêutico, e preenche uma lacuna existente entre as pesquisas básicas realizadas nas bancadas de laboratórios, que fundamentalmente estão ligados a institutos e universidades públicas, e as últimas fases das pesquisas clínicas de novos fármacos, especificamente os medicamentos biológicos –medicamentos dessa classe têm sido usados principalmente no tratamento de câncer, artrite reumatoide e outras doenças autoimunes.

EVENTO DE LANÇAMENTO
Centro de Ciência Translacional e Desenvolvimento de Biofármacos (CCD-Fapesp)

Instituição-sede: Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da Unesp (Cevap)

Quando: 10 de abril de 2023, às 10h

Onde: Auditório do Cevap, Fazenda Experimental Lageado, câmpus de Botucatu da Unesp

Endereço: Rodovia Alcides Soares, km 3, Botucatu, São Paulo-SP

 

*com informações da ACI Unesp


PARQUETECBOTUCATU