No dia 04 de maio foi realizada no Parque Tecnológico Botucatu (PTB) a assinatura do Decreto Lei que cria o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do Parque Tecnológico Botucatu – NEI, pelo prefeito de Botucatu João Cury Neto. Os dirigentes das quatro unidades da UNESP e representantes de outras instituições assinaram o termo de adesão ao NEI: Dra. Maria Cristina Pereira Lima, vice-diretora da FMB; Dra. Maria Dalva Cesário, diretora do IBB; Dr. José Paes de Almeida Nogueira Pinto, diretor da FMVZ; Prof. Carlos Frederico Wilcken, vice-diretor da FCA; Silvia Furio, gerente do escritório regional do SEBRAE; Dr. Rui Seabra Ferreira Jr., diretor do CEVAP; Prof. Roberto Antonio Colenci, diretor da FATEC; além de Luciane Somera, proprietária da unidade Botucatu do Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC).

A cerimônia de formalização do documento foi dirigida pelo diretor executivo da Associação Parque Tecnológico Botucatu, Antonio Vicente da Silva; pelo secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Carlos Costa; e pela Profa. Maria Inês Pardini, diretora científica do Parque.

O Núcleo de Empreendedorismo e Inovação tem como proposta estabelecer uma aproximação regional entre as instituições de ensino e o Parque Tecnológico Botucatu, e promover um programa capaz de gerar valor para alunos, professores e pesquisadores, estimulando o empreendedorismo como escolha de atuação no mercado de trabalho para jovens universitários, permitindo que academia e mercado atuem de forma conjunta, desenvolvendo projetos que venham gerar novos negócios e riquezas.

O diretor executivo da Associação Parque Tecnológico Botucatu, Antonio Vicente da Silva, em seu discurso relembrou todo o processo de concepção do Parque Tecnológico Botucatu, “Tudo começou com a Prospecta, a Incubadora de Empresas na FCA, que foi o embrião de tudo. Hoje já temos duas empresas (BPI e Omics) com contratos assinados para se instalar no Parque Tecnológico e outras a caminho. Agora, a criação deste Núcleo é uma ação complementar. Através dele pretendemos não apenas gerar novos negócios, mas também promover impactos sociais”. Seguido de agradecimentos pela confiança fornecida aos parceiros no projeto, foram também apresentados novos objetivos relacionados com as atividades do PTB “Vamos introduzir o impacto social no escopo de nossas ações. Queremos viabilizar negócios que se transformem também em ações sociais”, afirma.

O principal desafio consiste em implantar o empreendedorismo como conteúdo complementar dos cursos superiores. Segundo o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Carlos Costa, “Este projeto é, na verdade, a implantação de uma metodologia para que possamos trabalhar, na prática, com todas as instituições de ensino parceiras do Parque”. Acrescentou que serão instalados observatórios em cada uma das instituições parceiras, onde serão desenvolvidos programas de apoio a professores e alunos daquela instituição no que diz respeito ao empreendedorismo, estimulando cooperações técnica, científica, educacional e cultural entre os seus participantes. “Serão espaços para congregar docentes e alunos em ações feitas em conjunto com o Parque Tecnológico com o objetivo de desenvolver o empreendedorismo”, afirmou o secretario.

É importante destacar que outras instituições de ensino de Botucatu e região estão se mobilizando para fazer parte do NEI do Parque Tecnológico Botucatu também. Outras interessadas devem entrar em contato junto à Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia ou com a equipe do Parque Tecnológico Botucatu através do site www.parquebtu.org.br.

Texto: Isabelle Soler