WhatsApp Image 2022-06-21 at 08.51.38

Na manhã da última terça-feira, 21, o diretor do Parque do Parque Tecnológico Botucatu, Daniel Lopes, se reuniu com estudantes, empresários e representantes de instituições para mais uma reunião do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI). Durante o encontro, estiveram em pauta assuntos como a realização de novos projetos e eventos na área da inovação.

 

O Diretor do Parque fez a abertura da reunião contextualizando aos participantes sobre os temas a serem abordados. Logo em seguida, convidou o CEO & Fundador da HyperGov, Leandro Ogalha, para se apresentar aos participantes e falar sobre os projetos da empresa, bem como a possibilidade de auxílio nas ações do Núcleo.

 

Também convidado a explanar, Gabriel de Camargo Zaccariotto, estudante do 4.º ano do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/UNESP) e Líder da Comissão de Conteúdo do Evento NÚCLEO’22, realizado pela Liga Nacional dos Acadêmicos em Biotecnologia (LiNAbiotec), polo de Botucatu, apresentou alguns detalhes do próximo evento que será realizado em parceria com o Parque Tecnológico Botucatu. Em seguida, a Profa. Dra. Silvia Angélica Domingues de Carvalho, Gestora do INETEC - Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da FCA, apresentou Pedro Fialho, representante da LUEB – Liga Universitária de Empreendedorismo de Botucatu. Ambos falaram sobre o início de um mapeamento do ecossistema de Botucatu, que teve como principal objetivo identificar o número de startups presentes na cidade. A ideia é que o NEI faça um trabalho complementar com a ampliação de todos os agentes que compõem esse ecossistema.

 

Milena Lozano, do Núcleo de Carreira (NUC Educacional), também falou na reunião e aproveitou o momento para agradecer a todos pela realização do EDUCATEC 2022, evento realizado em maio, que reuniu 120 participantes. Ela ainda apresentou os resultados positivos desse evento que contou com a participação da Secretaria Municipal de Educação do Município de Botucatu e também da Diretoria Regional de Ensino. Além dos resultados, houve uma menção sobre a moção de aplausos feita ao Prefeito, Mário Pardini, à Secretária de Educação, Cristiane Amorim Rodrigues, ao Diretor do Parque Tecnológico Botucatu, Daniel da Cruz Lopes, ao Instituto Educacional – NUC, nas pessoas de Soenilze Machado e Milena Lozano, ao grupo Prosper Educacional, ao grupo Tyto Alba e à Rede Articulações pela organização e realização do 1º EDUCATEC – Fórum de Educação, Carreira e Tecnologia.

 

Também foram homenageados os professores Silvio Valmir Prearo e Nilson Simião da Silva pelo recebimento do prêmio “transformar educação”, que contribuiu com o aperfeiçoamento da qualidade educacional através do intercâmbio de conhecimentos prático-científicos, capazes de proporcionar melhorias no processo educativo corporativo e escolar.

 

Ainda durante o encontro, foi mencionada a proposta de incluir o evento no calendário de eventos da Secretaria Municipal de Educação, como meio de incentivo ao estudo, novas ideias e soluções criativas que apontem caminhos para superação das dificuldades, visando proporcionar melhorias no processo educativo, corporativo e escolar.

 

Demais programas

 

A agente de inovação do SEBRAE/SP, Néia França, aproveitou sua fala para explicar sobre o andamento do programa START Botucatu, que teve sua abertura no dia 27 de maio, no auditório do Parque Tecnológico, contando com a presença de 10 startups. Segundo a agente, no próximo dia 27 de junho, está programado o primeiro “meetup”. Ela falou também sobre as demais etapas da programação que tem previsão de encerramento em agosto.

 

Para finalizar, foi a vez do Rodrigo Fernandes Michelin, Secretário da Prefeitura Municipal de Botucatu, fazer sua apresentação. Rodrigo apresentou o tema “Microbilidade Urbana: a revolução ética no espaço público”, tema selecionado entre dez projetos nacionais finalistas pela Escola Nacional de Administração Pública. Ao todo, 150 projetos foram inscritos em todo o país. Rodrigo explicou que esta é uma jornada de inovação para a sustentabilidade e que conta com o apoio do Parque Tecnológico Botucatu e do NEI – Núcleo de Empreendedorismo e Inovação para a realização do projeto em consonância com a agenda 2030.