ESTÃO AUTORIZADOS PELO BANCO CENTRAL

Na noite desta terça-feira (30), o WhatsApp recebeu a esperada autorização do Banco Central (BC) para realizar transferências bancárias entre seus usuários no país.O aplicativo de mensagens de Mark Zuckerberg agora poderá operar em parcerias com Visa e Mastercard para efetuar transferências de fundos entre seus usuários.

 

A permissão foi concedida depois do Banco Central aprovar a “Facebook Pagamentos do Brasil” como uma “iniciadora de pagamentos” no sistema financeiro nacional. Ao mesmo tempo, Visa e Mastercard receberam licenças para atuarem prestando o serviço de “arranjos de pagamentos”, como foi dito pelo BC em nota divulgada.

 

Em outras palavras, isso implica que o WhatsApp não terá uma conta própria onde guardará o dinheiro de seus usuários. Ele funcionará como uma espécie de cartão virtual; basta cadastrar um cartão de crédito ou débito no aplicativo para realizar pagamentos a pessoas e empresas Na nota divulgada, o Banco Central explica que ao WhatsApp caberá definir qual a tarifa para utilizar o serviço e quem a pagará, se quem envia ou quem recebe os fundos.

 

O BC avalia a novidade como algo positivo ao mercado financeiro nacional, acreditando que “as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos.". O próprio WhatsApp também se manifestou sobre o assunto. Seus representantes oficiais afirmaram grande satisfação da empresa com a decisão do BC, e revelaram que já estão na fase final dos preparativos para disponibilizar o recurso no Brasil.

 

Por enquanto, ainda não há detalhes aprofundados sobre como o serviço funcionará, nem se existirá alguma forma de integrá-lo ao PIX. O que se pode concluir pelas informações dadas pelo BC é que a função do WhatsApp será a de iniciar o processo de transferência, enquanto a movimentação do dinheiro de fato acontecerá através do banco no qual o usuário tem conta.


PAGAMENTOSMERCADOEMPREENDEDORISMOINOVAÇÃOTECNOLOGIA