avenir 3d

Já pensou você poder materializar, em 3D, o protótipo de um projeto importante e realizar todos os testes de viabilidade antes mesmo de colocá-lo, de fato, em produção? Saiba que isso já é possível por meio da manufatura aditiva (ou impressão 3D), uma tecnologia inovadora que é oferecida pela empresa AVENIR 3D, instalada no Parque Tecnológico Botucatu.

 

O processo consiste na impressão de objetos através da deposição sucessiva de camadas de um determinado material. Atualmente, 7 tipos de tecnologias aditivas estão disponíveis no mercado para utilização em desenvolvimento de projetos, prototipagem e fabricação de produtos. As principais vantagens são: agilidade na produção de protótipos, redução de custos, versatilidade, sustentabilidade e personalização.

 

Experimentando um momento de crescimento, a AVENIR 3D, que se instalou no Parque em 2018, onde ocupava uma sala no Centro Administrativo, agora está de mudança para a Incubadora Botucatu, que é administrada pelo Parque Tecnológico Botucatu.

 

 “Há um ano sentimos a necessidade de entregar ainda mais valor aos clientes e, para isso, precisávamos de mais espaço. Hoje temos 7 máquinas para as impressões em 3D em duas tecnologias, resina e filamento. Para atender as demandas dos clientes, vamos agregar novas máquinas e também tecnologias ao nosso negócio. O objetivo é avançar em alguns processos para atender com ainda mais qualidade e agilidade às demandas da Indústria, setor onde está a maioria dos nossos clientes”, explica o engenheiro mecânico e empreendedor Renan Cesar Massa, proprietário da AVENIR 3D.

 

Diferenciais - A AVENIR 3D atende clientes dos setores da Odontologia, Engenharia, Arquitetura e Comunicação Visual, além de atender demandas específicas e desenvolver trabalhos customizados. Os produtos impressos em 3D podem ser protótipos, peças finais, peças de reposição, itens personalizados, de decoração, entre outros. Segundo Renan, com a manufatura aditiva (impressão 3D) é possível materializar ideias e projetos de uma forma muito rápidae com alta qualidade, além de antecipar e corrigir possíveis problemas no produto que surgiriam em sua fabricação em escala.  “Essa tecnologia é muito procurada para materializarmos oprojeto de um produto, ou seja, prototipá-lo antes da sua fabricação final. Assim, é possível realizar testes funcionais e análise de forma, por exemplo”, acrescenta o empresário.

 

Novas demandas na pandemia - Renan admite que, durante a pandemia da COVID-19, a demanda por produtos feitos com manufatura aditiva aumentou. “Com a elevação dos custos para importar produtos e para comprar matéria-prima para os métodos convencionais de fabricação, a manufatura aditiva se tornou uma boa opção para fabricação de peças de reposição” cita.


parquetecnológicobotucatuinovaçãotecnologiaavenir 3d