No dia 30 de setembro ocorreu na Prefeitura Municipal de Botucatu a assinatura do terceiro contrato de permissão de uso de sala interna do Parque Tecnológico Botucatu, celebrado entre a Prefeitura Municipal de Botucatu, a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação e a empresa Assobio Soluções Socioambientais Ltda.

O Prefeito João Cury recebeu em seu gabinete, juntamente com o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Sr. Carlos Alberto Costa, as engenheiras agrônomas e fundadoras da empresa Assobio Geysa Borini e Marina Andrade. Também estiveram presentes os representantes do Parque Tecnológico Botucatu: Sr. Antonio Vicente da Silva, Prof. Roberto Antonio Colenci, Profa. Maria Inês de Moura Campos Pardini e a Sra. Luciana Gomides.

Durante a cerimônia de assinatura do contrato o prefeito João Cury enfatizou a importância do Parque Tecnológico para a região de Botucatu, “O Parque Tecnológico de Botucatu será, cada vez mais, um importante marco para o desenvolvimento de Botucatu e região”.

A Assobio trabalha com soluções socioambientais com foco em projetos de reflorestamento, tendo como principais clientes concessionárias de rodovias, construtoras e empresas do ramo de energia. Além do conceito de sustentabilidade, a empresa também prioriza o caráter social em sua atuação. O seu modelo de negócio visa impactar positivamente a sociedade e caracteriza-se como um Negócio Social.

Ao longo de um ano e meio de existência a Assobio foi selecionada para participar do processo de aceleração de empresas da Yunus Social Business Brasil, visando a consolidação do seu modelo de negócio como um Negócio Social. Após o processo de aceleração, a empresa foi escolhida para receber investimentos do Fundo Global do Yunus em 2016.

Com este investimento a Assobio irá construir em área externa do Parque Tecnológico Botucatu o Centro de Referência e Multiplicação do Conhecimento em Florestas Nativas, que possibilitará a produção de 50 mil mudas de espécies nativas por ano. Oferecerá um programa de inclusão social, cursos de capacitação para diferentes agentes da cadeia de reflorestamento e atividades de educação socioambiental para crianças e jovens. A Assobio desenvolverá parcerias em pesquisas relacionadas a florestas nativas com docentes da Unesp Botucatu, e propõe a organização de eventos sobre negócios sociais, entre outras atividades. O objetivo da Assobio é ainda de oferecer serviços a empresas que desejam agregar valor socioambiental à sua marca, declarou Geysa Borini.