Os Diretores do Parque Tecnológico Botucatu, finalizam suas atividades administrativas e fazem questão de dirigir-se à comunidade civil, acadêmica e empresarial, para agradecer o apoio recebido durante a gestão que ora se encerra.

Talvez um pouco dessa história, deva ser registrada.

O Parque Tecnológico Botucatu, hoje operante, representa a realização de um sonho, que teve seu início na criação da PROSPECTA, incubadora de base tecnológica, uma inciativa que se estabeleceu a partir do pioneirismo de profissionais da Faculdade de Ciências Agronômicas, da FEPAF (Fundação para Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais), Prefeitura Municipal e SEBRAE. Juntos, captaram e administraram os recursos necessários para reforma e ocupação da área física em 2003/2004.

O conhecimento científico, que em grande parte, não sairia “das prateleiras” da Universidade, foi sendo transformado em iniciativas exitosas, que fomentaram 54 empresas, hoje estabelecidas no mercado empreendedor, as quais contribuem para o ciclo virtuoso negócios/geração riqueza/emprego/renda.

Em 2008 foi promulgada a Lei que apoiava a criação de Parques Tecnológicos no Estado de São Paulo, contemplando vocações e competências macrorregionais. A sinergia entre a i)Incubadora de Base Tecnológica (PROSPECTA), ii) competências locais e iii) vontade política, viabilizaram a propositura do Projeto Parque Tecnológico Botucatu, para a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, em 2009.

Em 2011, uma sucessão de inciativas viabilizou o Plano de Ciência e Tecnologia que articulava as Instituições de Ensino Superior da região (UNESP, FATEC, Centros de Pesquisa, Hemocentro, etc.). Seguiu-se o aporte de recursos para construção do prédio, foram realizados Workshops para definição da forma jurídica de gestão do Parque além da definição de competências e vocação da região. Cinquenta sócios fundadores, viabilizaram uma Organização Social (OS) e constituíram o quadro necessário para o estabelecimento do Contrato de Gestão do Parque, que permitiu o repasse de recursos da Prefeitura, em 2014.

Em 19/1/2016, o Parque Tecnológico Botucatu foi credenciado no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, tendo a Associação Parque Tecnológico como entidade gestora.

O que era um sonho transformou-se numa estimulante realidade.

As primeiras Empresas de Base Tecnológica instalaram-se no Parque.

- Essa “engrenagem” tem que girar! Botucatu conta conosco! Esse passou a ser o desafio desta Diretoria!

Trabalhamos muito, difundindo o conceito de Empreendedorismo, Inovação e Negócios Sociais, os quais não fazem parte da maioria das grades curriculares do nosso ambiente universitário. Para isso, Workshops temáticos foram realizados, a comunidade acadêmica foi gradualmente envolvida, convênios e contratos foram assinados fortalecendo vínculos, cursos foram promovidos envolvendo docentes da Universidade (“Ensinar a Ensinar Empreendedorismo”), desafios tiraram os graduandos das suas rotinas, para pensar negócios, propor inciativas, buscar financiamentos. Ao mesmo tempo, consultorias técnicas e científicas realizadas no Parque, ajudaram a viabilizar novos projetos. Alguns deles estão em fase final de propositura.

Acreditamos que Botucatu precisa criar uma cultura empreendedora. Temos potencial para isso. O conhecimento obtido na Universidade precisa ser transformado em negócios, para transformar a comunidade, para transformar o país. O Brasil tem competência instalada para encontrar soluções para os graves problemas que enfrentamos. O Parque Tecnológico Botucatu, hoje, contribui para isso.

Esta Diretoria, que agora se retira, tem a certeza que deixa um terreno fértil, o qual irá germinar as sementes que nele forem plantadas pelos que nos sucederem, porque ajudamos a construir algo além de um edifício: construímos um conceito de Parque Tecnológico, perene, que este sim, sempre falará mais alto do que os Diretores que por ele passarem...

Agradecemos a todos os que confiaram em nosso trabalho, a todas as Instituições que de uma forma ou outra colaboraram com essa construção e continuamos à disposição dos que possam necessitar de quaisquer esclarecimentos.

 

 

Engenheiro ANTONIO VICENTE DA SILVA, Diretor Executivo.

[email protected]

 

Engenheiro ROBERTO ANTONIO CONLENCI, Diretor Administrativo e Financeiro.

[email protected]

 

Bióloga MARIA INÊS DE MOURA CAMPOS PARDINI, Diretora Científica.

[email protected]