business-start-up-and-idea-2021-08-30-00-59-20-utc

Os parques tecnológicos são ecossistemas de inovação e tecnologia no mundo todo. Eles impulsionam startups e empresas de diversos tamanhos ao oferecerem a estrutura ideal para aceleração de negócios. Em geral, mantêm centro de pesquisas com laboratórios, polos educacionais, parcerias com agentes financiadores, universidades e com entidades públicas, residências e outras facilidades para a troca de conhecimentos e alianças empresariais.

Mas não acaba por aí. Veja a seguir as principais vantagens para instalar uma startup em um parque tecnológico:

 

1. Ambiente de inovação com oportunidades de negócios

Os parques tecnológicos são ecossistemas de inovação que promovem acesso a outras empresas e à base de conhecimento da universidade, abrangendo pesquisas e projetos que possam ajudar a identificar novas oportunidades de negócios.

 

2. Equipe de gestão qualificada

As empresas podem contratar mão de obra qualificada proveniente dos diversos cursos profissionalizantes de instituições parceiras instaladas no parque tecnológico – de estagiários a especialistas. Isso facilita o processo de admissão de talentos, treinamento dos colaboradores para o dia a dia do negócio e retenção de profissionais.

 

3. Cultura empreendedora

Além dos instrumentos de incentivo e fomento ao empreendedorismo, os parques oferecem incubadoras e aceleradoras de empresas, treinamentos, eventos e muito mais. São grandes centros que reúnem conhecimento, estrutura de apoio, oportunidades, mentes brilhantes e recursos variados.

 

4. Empresas âncoras

O networking com empresas âncoras instaladas nos parques abre oportunidades de troca de conhecimento e experiência, compartilhamento de ideias e soluções, além da possibilidade de parcerias.

 

5. Educação voltada para a transformação digital

A educação é a base da transformação digital. Aliada ao sistema público e formal, os recursos educacionais diferenciados, implantados pelos parques tecnológicos, fortalecem a formação de profissionais com múltiplas especialidades, pesquisadores e empreendedores, todos focados em suprir as reais demandas de mercado. Neste ambiente, a pesquisa sai do papel e gera negócios.

 

6. Infraestrutura adequada para trabalhar e viver

O parque tecnológico apresenta, de forma geral, uma infraestrutura composta por edificações apropriadas para escritórios, laboratórios e coworkings, acessos fáceis ao transporte, estacionamento, áreas de uso comum, segurança patrimonial e a serviços de qualidade em telecomunicações, tecnologia da informação, residências, hospitais e comércios.

 

7. Imersão em soluções em ESG

A tecnologia e a sustentabilidade estão intrinsecamente interligadas. Por isso, além de investir em educação, pesquisa e inovação, as startups precisam estar baseadas em um modelo inovador com foco em ESG e que permita a sustentabilidade de todo o ecossistema, com incentivo à geração de novos negócios, emprego e renda.