Tecnologia 5G no Brasil Como vai funcionar

A nova geração de internet móvel, que foi denominado 5G, no qual promete uma revolução na conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias.Essa rede já começou a ser usada em diversos países como  Alemanha, China, Estados Unidos e Japão, mas ainda não chegou no Brasil. O governo brasileiro está preparando o leilão de frequências, que é o primeiro passo para começar.

 

O que é o 5G?

A tecnologia 5G é uma evolução da conexão atual que temos, a 4G. A nova velocidade trará mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis. Além disso, essa nova rede vai permitir que sejam conectados muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio. 

 

O quanto ele vai melhorar o 4G?

No Brasil, a velocidade média do 4G é de 19,8 Mbps (megabits por segundo), de acordo com um relatório da consultoria OpenSignal. Esse valor varia de acordo com a região, qual a operadora e até o horário que a internet será acessada pelo usuário. O 5G, poderá chegar a uma velocidade entre 1 e 10 Gbps  uma diferença de 100 vezes ou mais em relação ao 4G.

 

O que o 5G vai permitir?

Algumas tecnologias como os carros autônomos e a telemedicina devem avançar com o 5G, bem como a chamada “indústria 4.0” com toda a linha de produção automatizada. Cirurgias feitas remotamente, por exemplo, serão mais confiáveis quando a rede oferecer um tempo de resposta mínimo.

 

Além disso, o 5G pode revolucionar o smartphone, já que as altas velocidades permitiriam que muito do processamento de tarefas deixe de acontecer no chip do aparelho e passe a ser na nuvem, pegando emprestado a potência dos computadores. Isso também pode acontecer com acessórios médicos, como pulseiras e relógios conectados.

 

Quando a nova tecnologia vai chegar ao Brasil?

O edital do leilão, aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), está previsto que o 5G deve funcionar nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal em julho de 2022. Para todas as cidades do Brasil com mais de 30 mil habitantes, o prazo é julho de 2029.

 

Os prazos ainda precisam ser aprovados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), para o leilão acontecer. A expectativa do governo federal é de que o leilão aconteça ainda neste 1º semestre.

Fonte: FDR

 


tecnologiainovação5Ginternetconexãobrasil