Programa de fomento ao empreendedorismo jovem recebe apoio da FAPESP e é implementado em São Paulo

O Programa Centelha do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para micro e pequenos empreendedores interessados em receber capacitação, mentoria e financiamento para a criação de modelos de negócios sustentáveis. Até o dia 25 de outubro, pessoas físicas com mais de 18 anos e pessoas jurídicas referentes a empresas de pequeno porte, podem submeter propostas de negócios inovadores no portal do Programa. Os interessados devem preparar projetos nos moldes estabelecidos pelo edital e realizar inscrições prévias no site do Centelha SP.

 

A iniciativa é uma proposta das instituições: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); e Fundação CERTI. Em São Paulo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (FAPESP) é a responsável pela execução do Programa, que está em sua 2ª edição e já foi implementado em 26 estados do país.

 

Em seu site institucional, a FAPESP destaca alguns pré-requisitos aos participantes. “Os proponentes não precisam necessariamente ter empresa constituída, mas deverão constituí-la se a proposta for selecionada. Empreendedores vinculados a microempresas ou empresas de pequeno porte também poderão submeter ideias à análise do Centelha, desde que ela tenha sido constituída em até 12 meses antes da publicação da chamada de propostas”, pontua a Fundação.

 

O Programa será aplicado em três fases, conforme demonstra o infográfico abaixo. O objetivo dos idealizadores do Centelha é que, ao longo de cada etapa, sejam selecionados os melhores projetos. Na última fase, os 50 projetos com melhores avaliações poderão efetivar a abertura de empresas a partir do fomento de R$80 mil (para cada participante) cedidos pela FAPESP e pela Finep, de acordo com a agência da Fundação.

 

Fonte: site AUIN (Agência UNESP de Inovação).