Frente Parlamentar_foto_Lindomar_Gomes

Foi lançada na Câmara dos Deputados, em Brasília, no último dia 18 de setembro, a Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Parques Tecnológicos. A iniciativa, presidida pelo deputado federal Major Vitor Hugo (PSL/GO), tem a missão de fomentar e fortalecer a atuação dos parques tecnológicos.

 

Atualmente, segundo o secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Paulo Alvim, o Brasil conta com 43 Parques Tecnológicos em operação, em mais de 20 estados e no Distrito Federal.

 

“A gente tem que aproveitar porque estamos falando de postos de trabalho com boa remuneração, que geram impostos, que geram uma dinâmica muito favorável à economia, e todo esse conjunto de iniciativas vão começar a ser fortalecidas”, enfatiza.

 

Francisco Saboya, vice-presidente da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) informa que o Brasil ocupa o 14º lugar entre os países de maior produção científica. Porém, está em 66º em termos de competitividade e 96º no ranking global de produtividade. 

 

“É evidente que temos que encontrar maneiras de converter toda essa produção científica em negócios e resultados. Nesse contexto os parques tecnológicos são ambientes essenciais”, enfatiza. 

 

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, também participou do lançamento da Frente Parlamentar. Ele destacou a importância de se ter um sistema de Parques Tecnológicos capaz de integrar o desenvolvimento econômico e social em diversas regiões do País.

 

Ressaltou também a questão da educação aliada ao desenvolvimento tecnológico, que “cresce de forma exponencial”, e que a área de ensino tem que acompanhar para reduzir o gap existente. “Para que esses empregos qualificados sejam realmente utilizados, que tenham profissionais preparados, e jovens igualmente preparados ”, complementou o ministro.

 

Na oportunidade foram apresentados ainda os números do estudo realizado pelo MCTIC "Indicadores de Parques Tecnológicos"

 

Parque Tecnológicoinovaçãotechtecnologiaindústriaempregoempreendedorismostartups