WhatsApp Image 2022-07-28 at 13.49.17

Nesta quinta-feira, 28, empreendedores de diferentes segmentos se reuniram no Parque Tecnológico Botucatu para acompanhar a palestra “Mentalidade Empreendedora - para transformar negócios é importante transformar a nossa própria mentalidade”, que tem apoio do programa Sebrae for Startups e Associação Brasileira de Startups. O responsável por compartilhar conteúdos e experiências foi Caio Casseb, publicitário, especialista em comportamento de consumidor e empreendedor.

No formato de um bate-papo informal, Caio prendeu a atenção dos participantes ao abordar temas como: mindset empreendedor (que é a mentalidade/conjunto de comportamentos que o empreendedor precisa ter se quiser prosperar em seu negócio), soft skills, lean startup, além de conceitos técnicos para quem está iniciando sua jornada no mundo do empreendedorismo.

“A sociedade está mais conectada e de forma distribuída, o que favorece o surgimento de novos padrões, novos comportamentos, tudo de maneira muito rápida e impactante”, resumiu, logo nos primeiros minutos de sua palestra. Caio ainda emendou que as empresas, para sobreviverem no mercado atual, precisam se adaptar às mudanças - que são constantes - e não tentar resistir a elas.

Caio ainda comentou que, muitas vezes, os empreendedores “se apaixonam” por seus produtos ou serviços e esquecem de considerar se aquilo que estão vendendo realmente resolve “as dores” dos seus clientes. Ao avançar nos temas, ele ainda abordou os comportamentos do futuro. “A maioria das habilidades têm características comportamentais, emocionais. Vivemos em uma era em que o conhecimento técnico é importante, mas não é prioritário”, observou.

Na parte mais técnica de sua palestra, o convidado ainda apresentou alguns conceitos mais especializados como o lean startup, que é uma metodologia de criação e gestão de startups. Esse método ensina como criar produtos desejados por clientes, gerando ciclos de aprendizado rápidos, em que as mudanças no direcionamento das estratégias da empresa aconteçam visando um crescimento acelerado.

Sobre o palestrante

Caio também é fundador da Scoop & Co, uma consultoria de pesquisa de comportamentos e inovação, que atende grandes marcas do Brasil como Heineken, Itaú, Danone, entre outras, e também é fundador da Vento, uma plataforma online que tem por objetivo democratizar o acesso a serviços de pesquisa de mercado para as empresas brasileiras. Antes disso, foi fundador da Descola, uma escola online de negócios e criatividade.