WhatsApp Image 2022-03-30 at 11.56.08

Ontem pela manhã, 30, duas novas empresas assinaram contrato com o Parque Tecnológico Botucatu. Uma delas foi a empresa Triad for Life, que fechou contrato na modalidade incubação não residente, e a outra é a empresa PIPA, que assinou para a modalidade de pré-incubação.

 

Estiveram presentes na assinatura dos contratos o diretor executivo do Parque Tecnológico, Daniel Lopes; o assistente técnico de inovação do Parque, Leonardo Curi; Ricardo Hall, diretor administrativo e financeiro do Parque; e Rafael Vizotto, Gerente de Convênios e Contratos do Parque.

 

Triad for Life

 

A empresa Triad for Life tem sua atuação relacionada à saúde com foco em acidentes por animais peçonhentos. Seu objetivo é desenvolver produtos e processos na área de biotecnologia voltados para demandas da saúde humana e animal.

 

A bióloga Lucilene Delazari, conselheira científica da Triad for Life, contou que hoje uma das missões da empresa está relacionada com o desenvolvimento de um dispositivo rápido para avaliar a gravidade do acidente por abelhas, ou seja, um dispositivo capaz de quantificar o veneno circulante no corpo da pessoa acidentada por múltiplas ferroadas de abelhas. “É muito difícil para uma equipe de saúde saber o quanto o paciente está envenenado. Então, a proposta da empresa é buscar soluções rápidas, práticas e de baixo custo para avaliar o quanto o paciente está envenenado nesses casos”, disse.

 

O público-alvo da empresa está tanto na rede pública quanto privada de saúde no Brasil, e também no mercado internacional. “Temos um mercado amplo fora do Brasil, principalmente norte americano, onde os acidentes envolvendo abelhas acontecem de formas tão graves quanto aqui no Brasil”, acrescentou Lucilene.

 

A conselheira também disse quais foram os principais motivos que levaram a empresa a escolher o Parque nesse processo: A empresa Triad for Life tem um convênio de pesquisa e desenvolvimento com a Unesp. Então encontramos no Parque uma solução para desenvolver essas pesquisas em conjunto com a universidade. Além disso, aqui no Parque nós temos laboratórios, então o fato de realizarmos experimentos e testes por aqui é de grande valia”, afirmou.

 

Por fim, Lucilene ainda falou os pontos positivos sobre a interação que o Parque promove entre as empresas: “O Parque promove essa importante interação, reunindo empresas que trabalham no ramo científico ou de forma agregada. É uma união perfeita entre as cabeças pensantes que vem da universidade e a prática empreendedora do mercado que o Parque proporciona a nós”, terminou.

 

 

PIPA

 

A empresa PIPA é outra empresa que assinou contrato hoje pela manhã com o Parque Tecnológico. O seu objetivo principal é facilitar o processo de aprendizagem de escolas com Inteligência Artificial (IA). 

 

 

A Pipa é uma plataforma de estudos que utiliza inteligência artificial para oferecer ensino personalizado, oferecendo uma trilha de conhecimento que motiva o aluno a respeitar seu ritmo atual. A correção de exercícios automatizada, com relatório por sala e para cada aluno, facilita a vida do professor. Além disso, cada erro do aluno ajuda a descobrir a melhor forma de ensiná-lo, sempre propondo novas questões de acordo com a necessidade individual e mediante seu desempenho durante o uso da plataforma.

 

Renato Drumond Lopes, COO - Chief Operating Officer da empresa, falou mais sobre os propósitos da empresa: “O propósito não é apenas otimizar os processos repetitivos dos humanos, mas também humanizar nossos processos tecnológicos. Utilizamos um Avatar para tutorar o aluno e ajudá-lo a construir habilidades sociais de comunicação e raciocínio, além de torná-lo mais independente para realizar as tarefas de casa”, acrescentou.

 

O público-alvo da empresa são os mantenedores de escolas particulares de ensino fundamental. Esta empresa foi a vencedora do Desafio Empreenda 2021, com o projeto PIPA. Com isso, além do troféu, também ganharam 6 meses de pré-incubação pelo “Programa INCUBE” do Parque.

 

Renato ainda contou quais foram os fatores decisivos para se instalarem no Parque: “Certamente os fatores decisivos em nossa escolha foram a assessoria e o monitoramento ofertados, juntamente com o suporte prestado para elaboração de projetos para captação de recursos”, contou.